search
top

Resistores: trabalhando com código de cores

Resistores: trabalhando com código de cores

Todo estudante de eletrônica já deve ter sido apresentado a uma tabela de código de cores de resistores e deveria saber de cor.

Felizmente esta tabela é universal e vale dizer que na eletrônica ela não é usada apenas usada para resistores (encontramos também, às vezes, na marcação da tensão de diodos Zener).

cores do arco Iris

cores do arco Iris

O ponto crucial desta tabela é sequência das cores em correspondência com os algarismos de zero a nove e se for um observador verá que está sequência (do dois ao sete)  segue as cores do arco Iris o que pode ajudar a memoriza-la (para mim ajudou).

Este mesmo código de cores já foi também muito utilizado no passado nos capacitores como vemos nas figuras a seguir apenas como curiosidade.

Capacitores de mica prateada da década de 50

Capacitores de mica prateada da década de 50

Capacitores "zebrinha" da Philips da década de 80

Capacitores “zebrinha” da Philips da década de 80

Para facilitar a leitura dos valores dos resistores através das “listinhas” coloridas em seu corpo podemos usar o artifício de um círculo de cores cuja receita para construí-lo será da a seguir.

O primeiro passo é CLICAR AQUI para baixar os cinco discos coloridos que você deverá imprimir (obtida em http://www.electronics-tutorials.ws/pdf/colourwheel.pdf?81223b).

O ideal é que você imprima-os em uma folha de etiqueta e depois cole-a em uma cartolina com uma espessura razoável para recortar os discos que ficarão com mais consistência.

O próximo passo é autoexplicativo. Empilhe-os da forma mostrada na figura abaixo e una-os com um ilhós ou, na ausência dele, um pequeno parafuso com porca também serve.

Disco para leitura de resistores

Disco para leitura de resistores

Com auxílio desta “ferramenta” você poderá ler os valores de resistência de resistores até cinco faixas que são os mais comuns por aí.

Se você está chegando agora na eletrônica sugiro-lhe a leitura do meu e-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores, para saber mais.

E-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores

E-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

2 Responses to “Resistores: trabalhando com código de cores”

  1. Muito importante para quem tá começando.

Deixe seu comentário

top