Contato

[contact-form-7 id=”5780″ title=”Contato 01″]

33 Comentários

  1. Elves Nogueira

    Valeu, caro Professor, pela ótima impressão e receptividade no primeiro contato que tive com vc e seu canal. Muito obrigado de coração. A ansiedade, me fez decidir, mesmo antes da sua resposta, até porque notei em sua pessoa, através de seus vídeos, como referência, a ética e o profissionalismo. Isso, já vejo como um grande facilitador para que eu aprenda com prazer e tranquilidade, considerando-se, notadamente, a sua forma simples e humilde, com a qual dissemina seus conhecimentos.
    Parabéns, por adotar um método de ensino que o aprendizando seja incentivado.
    Tenha a certeza da parceria e, tenha paciência comigo, rsrsrsrsrsrs, pois, sou muito prolixo, talvez, pela ansiedade.
    Abrçs.

    • Paulo Brites

      Vamos juntos a ideia é aprender sempre

  2. Elves Luiz

    Caro Professor,

    Ontem, me inacrivi no clube, fiz o pagamento através do paypal, porém ainda não aparece o valor cobrado na fatura do cartão. Suponho, que seja por causa da gratuidade de 30 dias que vc oferece, e que a partir do mês subsequente será cobrado, correto??
    Se proceder esse meu entendimento, me oriente quanto ao acesso ás aulas/material disponível.

    Atenciosamente,
    Elves Luiz

    • Paulo Brites

      Já envie e-mail esclarecendo.

  3. Elves Nogueira

    Caro Professor Paulo Brites, boa noite,

    Veja bem, devido a um processo depressivo iniciado há mais de 5 anos, numa dessas noites que passava em branco, despertou em mim o interesse em colecionar rádios antigos, receivers/amplificadores vintages e, se me perguntar o porquê disso, talvez diria que gostava de rádio quando criança.
    Daí, nesse interstício de tempo, consegui juntar mais de 120 rádios transistorizados e uns 40 receivers/ampificadores, inclusive, com situações de conservações adversas, alguns em pleno funcionamento, outros parados ou operando parcialmente.
    Então, a partir daí surgiu daí a necessidade de reparar aqueles parcialmente ou totalmenente inoperantes e, concomitantemente , aqui no leste baiano, me deparei com a escassêz de técnico em eletrônica para esse tipo de aparelhos vintages.
    Portanto, não houve outra solução a não ser buscar adentrar até aonde consegui, obtendo conhecimentos básicos em eletrônica, através de cursos, pesquisas, fóruns e, aquisição de um bom parque de equipamentos, talvez faltando apenas um osciloscópio ou outro aparelho mais sofisticado.
    Resumindo, ainda falta uma boa base para que, realmente, me torne um hobista apto a reparar os meus próprios aparelhos com domínio e competência, o que irá trazer benefícios importantes e contribuir significativamente para a minha auto-estima e bem estar.
    Concluindo e, considerando-se a substancial experiência de V.Sa. no segmento de eletrônica, peço sua importante orientação no sentido de como conseguir êxito e aprimorar meus conhecimentos nesse projeto de aprendizagem, claro, além do meu esforço individual, me direcionando para cursos e treinamentos específicos e mais avançados, já que possuo os conhecimentos básicos. Melhor, ainda, se tiver em seu próprio portfólio a disponibilidade desses cursos específicos, pois, terei o imenso prazer em adquirí-los.
    Peço desculpas, pela prolixidade e, fico no aguardo de retorno.

    Atenciosamente,
    Elves

    • Paulo Brites

      Olá Elves
      Excelente inciativa, como diz o ditado “cabeçao vazia é oficina do coisa ruim”.
      Vai em frente e conte comigo no que for possível.
      Vi que vc se inscreveu no Clube e certamente vai lhe ajudar embora o foco seja uma abordagem geral da eletrônica.
      Aqui no site tem um dois e-books gratis de coleção de artigos que pode ter alguns úteis para você.
      Boa sorte na empreitada,
      Abraços e até sempre

  4. Ola, professor !

    Faz um tempo que acompanho seus posts e hoje formulei uma pergunta no tópico ” transformadores” . Fiz também hoje a compre do e-book ‘eletrônica para estudantes’ , no meu caso seria mais para hobista já que tenho 54 anos e sou aposentado.

    Eu até compraria o livro ‘conserto de microondas’ caso tivesse a certeza de encontrar ali a resposta para o meu projeto de uma fonte 18+18V com 10A , cuja pergunta fiz no seu seu post.

    Eu brinco com elétrica/eletrônica faz um tempo, é um passatempo indoor enquanto hobby outdoor são as pescarias de robalo aqui pelo litoral do Paraná e SC.

    Parabéns pelo site, e pela sua forma extremamente didática de explicar cada assunto.

    • Paulo Brites

      Eu entendo o lado do hobby e acho até interessantem, mas como expliquei no outro comentário sua proposta não é tão simples assim.

  5. Gabriel

    Parabens amigo Paulo falo como amigo por termos as mesmas formaturas em eletrunica me formei em 1970 na University falcudade em Toronto Canada, na área de transmissão recepção, em equipamentos navais e aeronáutico, como Radar, Rádio-farol, sonar etc… Belo trabalhos em sua página, reparei um multimultí MD-5880, ficou uma beleza, apanhei um pouco pois a minha área é outra. Grande abraço.

    • Paulo Brites

      Valeu Gabriel (é o nome do meu neto) Que bom que reparou o multímetro. A Natureza agradece.

  6. Claudio Badaro

    Bom dia Paulo. Estou lhe mandando este mail para saber sua opinião, que é muito importante pra mim, sobre um problema que eu mesmo causei. Fui medir a tensão de saída de uma raquete de mosquito com meu multímetro Unit UT-61e, na escala de DC, e ele apagou totalmente, está morto. Agora que fiquei sabendo da besteira que fiz. Tem conserto? Vale à pena? Qual a sua opinião?

    • Paulo Brites

      Já te respondi, é impossível saber o que aconteceu. Tem que abrir, inspecionar o estado interno do aparelho. Eletrônica (ou qualquer coisa) não é advinhação é técnica.

  7. Thiago Carlos

    Paulo, boa tarde

    Sou iniciante em eletrônica e gostaria de saber se ao entrar para “o clube” vou aprender a consertar placas de celulares, de computadores e TVs? Desde já agradeço pela resposta!

    • Paulo Brites

      Qualquer um com habilidade e esperteza (no bom sentido) pode colocar alguma coisa que parou de funcionar para funcionar outra vez
      Eu não chamo isso de consertar e sim de sorte.
      Eletrônica é um campo infinito e hoje está misturada com informática o que complica mais ainda.
      Ao longo do tempo você irá adquirindo conhecimentos fundamentais que até muitos que “consertam” por aí não têm, mas vão dando sorte.
      Aprendendo os conceitos você saberá o que está fazendo e também como procurar as soluções.
      Já vi “aulas” de gente “ensinando” consertar coisas que até me dão arrepios pela quantidade de besteiras que falam…

  8. ELTON DA SILVA PEREIRA

    Prezado professor, estou participando de um concurso público no qual uma das etapas é prática e envolve conhecimentos de operador de som. O senhor saberia indicar algum curso, livro ou metodologia, ou as três coisas para aprender essa área da qual conheço muito pouco?

    • Paulo Brites

      Você tem que se basear no edital. Nele tem o programa e os livros sugeridos para estudar.

  9. Duda Barbosa

    Ola professor, dá aulas particulares de eletrônica, ou tem alguém pra indicar, em niterói ou no rio mesmo? è de extrema necessidade para mim, que faço curso técnico em eletrônica e esto indo muito mal. Desde já, obrigada.

    • Paulo Brites

      Já respondi por e-mail

  10. Carlos Araújo

    Olá professor Paulo, tudo bem? Você conhece algum equipamento que gere ondas na faixa de frequência de microhertz? Seria possível montar um equipamento assim? Parabéns pelo site e pela história de vida!

    • Paulo Brites

      Já respondi por e-mail

  11. Cassio Siewerdt Oca

    Prezado Profº Paulo, boa noite.

    Por favor, preciso de uma indicação de empresa para reparo de multímetro analógico (Sanwa 320-xb).

    O problema parece ser no galvanômetro (bobina).

    Desde já agradeço a ajuda e parabéns pelo conteúdo de seu site.

    Cassio

    • Paulo Brites

      Caro Cassio infelizmente não conheõ ninguém Os que eu conhecia aqui no Rio estão consertando multímetros “no andar de cima”!

  12. Adriano Medeiros

    Olá Paulo, possuo um site onde tenho alguns conversores online, gostaria de fazer um parceria entre os nossos sites, visando agregar mais conteúdo para os nossos visitantes. Você possui algum e-mail para contato?

    Grande abraço

    • Paulo Brites

      Respondido por e-mail

  13. José Paulo Cerqueira de Santana

    Muito bom o seu portal Paulo Brites. Vc provavelmente não se lembra de mim. Do Laboratório do IBRATEL

    • Paulo Brites

      Valeu José Paulo. Te respondi por e-mail

  14. Helio

    Sou iniciante em eletrônica e estou gostando muito deste site.

    • Paulo Brites

      Que bom Helio, aqui é para quem quer aprender de verdade

  15. Grande Brites! Legal, a nova página ficou muito boa, parabéns.

    • Paulo Brites

      Valeu Alex, tô em plena a atividade

  16. Joel Moura

    Parabens pelo site.
    Doravante serei um visitante frequente.

    • Paulo Brites

      Que bom Joel, é gratificante poder ajudar.

      Abraços

  17. Ilana de Araujo

    OS assuntos abordados são muito interessantes e estão relacionados a eventos que ocorrem no nosso cotidiano. Parabéns pelo site!!! Ilana (tutora presencial ICF1 e 2 – polo Resende – CEDERJ)

Fico muito contente quando alguém coloca um comentário, é sinal que leu

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.