search
top

Circuito Série: qual a resposta correta? Parte II

Circuito Série: qual a resposta correta?

Parte II – “A revanche”

Qual a resposta corretaPelo que pude ver ainda ficaram algumas dúvidas sobre o problema mencionado post anterior e na pressa de responder no grupo talvez eu não tenha sido muito claro, por isso resolvi voltar ao assunto.

Um ponto que parece ter confundido muita gente é o fato de no desenho do circuito aparecer escrito 12V abaixo de cada lâmpada e como eram 3 lâmpadas a soma destes valores coincidia com o valor da tensão aplicada o que está de acordo com um circuito série como o da questão.

Entretanto, há uma “pegadinha” aí e eu não posso afirmar que tenha sido colocada intencionalmente por quem propôs a questão.

Estes 12V não representam a queda de tensão que irá aparecer sobre cada lâmpada do circuito e sim o valor de tensão que elas suportam.

Esta é a “pegadinha”.

Se o problema tivesse sido montado com resistências em vez de lâmpadas e as potências indicadas representassem as potências dissipadas em cada resistência o raciocínio seria outro.

Informar a tensão nominal da lâmpada e a potência serve para que a partir destes valores se obtenha, por cálculo, a resistência que a lâmpada irá oferecer ao circuito quando estiver acesa.

Diferente da resistência a frio medida com um ohmímetro.

Assim, calculando estas resistências (o que foi feito no post anterior) encontramos 8Ω, 48Ω e 16Ω o que dá uma resistência total de 72Ω.

A partir deste valor calculamos a corrente no circuito como 0,5A.

Calculemos agora as quedas de tensão sobre cada lâmpada.

  • Para lâmpada de 18W teremos 8Ω x 0,5A = 4V
  • Para lâmpada de 3W teremos 48Ω x 0,5A = 24V
  • Para a lâmpada de 9W teremos 16Ω x 0,5A= 8V

E assim podemos ver que sobre a lâmpada de 3W aparecerá 24V.

Será que ela vai queimar?

Alguém ainda tem dúvida?

Se calcularmos a potência total dissipada pelo circuito obteremos P = U X I = 36V x 0,5A = 18W

Agora, calculemos a potência em cada lâmpada:

  • P = 4V x 0,5A = 2W
  • P = 24V x 0,5A = 12W
  • P = 8V x 0,5A = 4W

Somando as três potências teremos os mesmos 18W encontrados anteriormente que é diferente de somarmos as potências das lâmpadas que dá 30W.

No grupo do facebook parece que em algum momento eu disse que as potências não se somavam, na verdade eu não fui claro ao dizer isso. O que eu queria dizer é que não se somavam as potências das lâmpadas para obter a potência total do circuito.

Vou deixar agora um desafio.

E-book Gratis 250 300Qual deveria ser então a tensão aplicada para que nenhuma lâmpada queime?

Quem topar pode mandar a resposta para contato@paulobrites.com.ber ou coloque nos comentários aqui em baixo.

Mas não se esqueça “Não basta dizer que a mulher de Cesar é honesta, tem que provar que ela é honesta”!

Até sempre.

 

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

4 Responses to “Circuito Série: qual a resposta correta? Parte II”

  1. xande disse:

    Sei que não tem nada haver com o assunto do post, mas só por curiosidade, pois perguntar não ofende: já trocastes idéias com Newton C. Braga alguma vez? (são meus “escritores favoritos”).E, também, como o senhor se sente vendo sermos engolidos pela China no segmento de eletrônica ? (acho que poderiamos sermos nós no lugar dos orientais). Abraços.

    • paulobrites disse:

      Meu amigo, nunca tive oportunidade de conhecer pessoalmente ou “ciberneticamente” o Newton.
      Quanto ao Brasilm, a nossa desgraça começou no dia 22 de abril de 1500 (ou 3 de maio, porque nem calendário Portugal tinha kkkk) O mesmo aconteceu com o restante da América do Sul e Central. Portugueses e espanhóis não vieram com a intenção de colonizae e sim de roubar as riquezas para sustentar uma corte de vagabundos que não queriam trabalhar.
      A nossa outra desgraça é ter muita praia e um clima maravilhoso que é um convite ao lazer. Nunca sairemos do lugar. Daremos um passo pra frente e dois pra trás.

  2. Fernando José disse:

    Uma correção, se mata-se a cobra e mostra-se o pau, qual a prova de que a cobra realmente foi morta?
    Acho que o certo é: matou a cobra e mostrou a cobra morta!!!
    Ai sim se provou que fez o serviço correto!!!

Deixe seu comentário

top