Revista Antenna Outubro 2021

Já está aqui no site a edição de outubro de 2021 para baixar GRÁTIS.

Dá só uma olhada nos artigos desse mês.

Leia o meu artigo sobre Capacitores Eletrolíticos e assista o vídeo.

5/5 - (6 votes)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website:

4 Comentários

  1. Rodrigo

    Valeu pelas dicas! Vou olhar o artigo que me indicou sim.
    Sobre os capacitores da retificação não serem afetados, faz sentido, pois esses 2 são mesmo da etapa retificação e são os únicos que estão normais, com capacitância acima de seus valores nominais (mesmo com 10 anos de uso contínuo), os outros 8 capacitores eletrolíticos da placa (capacitores de 50V e 35V) das outras etapas estão ruins (capacitância ok na maioria, ESR muito alta e Vloss muito alta também). Vou trocar só esses 8 então e manter os 2 que estão bons. Valeu!

    • Paulo Brites

      Obrigado pelo retorno e boa sorte.

  2. Rodrigo

    Parabéns pelo Artigo! Li e gostei bastante.

    Porém, a fórmula apresentada na página 42 para calcularmos a ESR a partir da tangente de delta informada pelo fabricante, acredito que não funcione. Pois eu tentei validar ela para um Capacitor da marca Epcos (TDK) modelo B41858 de 120µF – 35V – 105oC, seguindo os dados do Datasheet do próprio fabricante e o valor que calculei deu muito diferente do valor de ESR que o fabricante informa (tanto considerando a frequência de 120Hz quanto de 10kHz).

    Na página 3 deste datasheet é informado tangente de delta de 0,12 (à 120Hz). E na página 10 o fabricante informa uma ESR de 0,274Ω (à 10kHz). Usando a fórmula que você apresentou, não consegui chegar próximo desse valor.

    O problema é que tenho 2 capacitores de outros modelos da Epcos (TDK) e, nesses, o fabricante não informa a ESR no datasheet, apenas a tangente de delta (e se eu tentar calcular pela referida fórmula do seu artigo dá um valor muito alto) e infelizmente não encontrei esses capacitores nas tabelas de ESR da internet.

    Capacitores Epcos B43888 de 22µF – 400V – 105oC. Medindo eles com meu testador de ESR chinês, modelo LCR-T4 encontro o valor de ESR = 1,5Ω mas fico sem referência para saber se este capacitor ainda está bom ou não. Estou reparando a placa da geladeira da minha mãe, que tem mais de 10 anos de uso (a geladeira, não a minha mãe) e precisava saber se preciso comprar esses capacitores também. Pior é que eles são mais difíceis de encontrar nas lojas que eu costumo comprar, por serem de 400V…

    Só mais uma dúvida: como descobrir qual frequência esses medidores de ESR chineses, como o meu LCR-T4, usa para testar capacitores? Pois se a ESR muda com a frequência, acho que precisaríamos saber essa frequência do testador. Tentei medir com o osciloscópio a saída do testador mas não consegui, aparece uma onda toda esquisita…

    • Paulo Brites

      Olá Rodrigo,
      Obrigado pelo seu comentário. Essa questão da ESR realmente é bem confusa.
      Calculei a ESR para 120Hz e encontrei 1,326 ohms o que estaria próximo do “chinês” se ele estiver usando 120Hz.
      Para 10KHz achei 0,0159 ohms que é quase 20 vezes menor que o valor informado pelo fabricante.
      A fórmula não está errada. É só olhar o gráfica da fig. 1 e concluímos que está certa.
      Quanto a frequência do seu medidor teríamos que ter esta informação do próprio fabricante. Não vejo como medir. Vou tentar ver se descubro.
      Dá uma olhada neste artigo e veja se descobre alguma coisa
      https://www.paulobrites.com.br/testando-capacitores-eletroliticos-com-o-osciloscopio/
      Finalmente, sobre trocar ou não trocar (eis a questão) é difícil responder.
      No passado eu defendia que não dúvida trocássemos. Hoje não defendo mais. Com tanta pirataria por aí pior que trocar seis por meia dúzia é trocar seis por cinco.
      Pela minha experiência os capacitores que trabalham na filtragem da retificação da rede não são muito afetados com a ESR pois trabalham em 60 ou 120Hz (no Brasil).
      Não sei qual a posição do seu capacitor na placa, mas de qualquer maneira o valor que você mediu parece aceitável e, em princípio, eu não me preocuparia com ele se a capacitância estiver dentro da tolerância.
      Existem alguns multímetros caríssimos que medem a tangente de delta, mas estão fora de cogitação para nós (pelo menos para mim).
      Espero ter ajudado um pouco e seguimos na pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *