Ponteiras do osciloscópio e o ajuste da atenuação

No meu e-book Osciloscópio sem Traumas eu trato das ponteiras do osciloscópio e o ajuste da atenuação pois, é um assunto bastante importante e que muita gente não leva em conta, principalmente nos osciloscópios digitais que apresentam um detalhe a mais como veremos.

Resolvi escrever este post e gravar um vídeo sobre ponteiras do osciloscópio e o ajuste da atenuação em osciloscópios digitais ao me deparar com esta questão quando estava preparando uma aula introdutória sobre filtros passa altas e passa baixas para o Clube Aprenda Eletrônica com Paulo Brites.

Analisando os filtros com o osciloscópio

Em linhas gerais, a ideia é injetar um sinal senoidal na entrada do filtro e monitorar simultaneamente com um osciloscópio de dois canais o sinal aplicado à entrada e o que aparece na saída.

Acompanhe no diagrama em blocos da Fig.1. 

Fig. 1 – Set up para verificar filtro passa altas

                              

Observe que o sinal que sai do gerador vai diretamente à entrada do filtro e ao canal 1 do osciloscópio, ou seja, sem nenhuma atenuação.

Entretanto, a saída do filtro vai ao canal 2 utilizando-se a ponteira com atenuação X10.

Osciloscópio analógico x digital

Se estivermos utilizando um osciloscópio analógico não teremos problema com as ponteiras do osciloscópio e o ajuste da atenuação, bastaria estarmos atentos aos níveis de tensão que apareceriam na tela tendo o cuidado de multiplicar por 10 a tensão apresentada pelo canal 2.

Em se tratando de um osciloscópio digital precisamos ajustar também a atenuação no próprio osciloscópio.

Ocorre que no digital o ajuste da atenuação das ponteiras fica “escondido” numa das opções do menu e se não estivermos atentos a este fato iremos obter resultados errados na tela.

No caso particular da configuração mostrada na fig.1 precisei ajustar a atenuação do canal 1 para “X1”, através do menu, e para “X10” para o canal 2.

Como ajustar a atenuação das ponteiras no osciloscópio digital

Não existe uma regra geral para todos os osciloscópios digitais, a única coisa que posso lhe dizer é que é através de alguma opção do menu.

Você terá que estudar o manual do seu osciloscópio para descobrir como fazer.

No meu caso eu utilizei o ICEL DSO 2072 que também serviu de para as demonstrações apresentadas no e-book Osciloscópio sem Traumas como está explicado no capítulo 4.

Por que não coloquei a atenuação da ponteira em X1?

Você pode estar querendo perguntar, não seria mais simples deixar a ponteira do osciloscópio também em X1 para o canal 2 uma vez que o sinal proveniente do gerador de funções vai direto ao canal 1 sem atenuação?

Neste caso particular não faria muita diferença, entretanto, como eu explico no capítulo 3, sempre que possível devemos utilizar a atenuação X10 porque a largura de banda é maior.

Este texto serviu para ajudá-lo a entender a demonstração que irei fazer no vídeo a seguir.

 

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website:

17 Comentários

  1. ok ja vi os comentarios .iria trocar o ci por desencargo de estar o frequencimetro perdido so para caminhar na direçao certa .agradeço seu retorno .nao achei o conserto do frequencimetro goldstar.

  2. Professor os modelos sao fc icel 2400, o outro e linear fl 1000 da fabrica da cidade da eletronica em minas gerais ,sant rita do sapucai perto de pouso alegra ,esta meio doido nao zera com ponteira so sem deve ser interferncia e as medidas de 30 mhz ate 50 nao aparece .

    • Paulo Brites

      não conheço vou ver se acho o esquema

  3. Professor paulo abri o icel fc 2400 que em frequencia alta nao trava a frequecia 144.00 ou 440 .ooo mhz
    encontrei um cap do atenuador quebrado de 103 troquei ,tem dois cis um 74hc14ap hex schimit inverter ,como a baixa vai ate 60mhz o outro canal tem um ci mb 506 prescaler ultra alta frequencia achei por um preço barato no mercado livre igual vou trocar ja que ele esta com dois cap em serie e a porta de entrada e no pino 1 ,tem de ser ele avariado por alguem que pois tensao alta ja que la no painel e de 30v. ainda vou testar os cap mas vou trocar o ci msd.

    • Paulo Brites

      Eu não sairia trocando Portas deste tipo são bem fáceis de testar com uma ponta lógica.

    • Paulo Brites

      vou ver se tenho o esquema deste icel por aqui.
      Tô meio enrolado este dias pq preciso colocara aulas do Clube no ar.

    • Paulo Brites

      Eu não sairia trocando Portas deste tipo são bem fáceis de testar com uma ponta lógica

      • Sim ,tenho ponta logica acho que sao duas ,tenho o esquema dos cis vou tentar ver o que esta acontecendo ,como e um ci pequeno e tem impresso dois diodos atenuadores mas sem nada mas na outra porta tem eles ,uso muito em receptores para evitar rf alta,e bem barato esse mb506 ,como eu comprei assim vou tentar trocar sao 8 pernas ,pois vi os capacitores 3 deles alterados 103 pf coloquei o certo e continua sem precisao e da frequencia aparece aleatoria sem parar na frequencia certa:Achei o osciloscopio li e a teoria e muito ter para ter pratica sem escuridao .

        • Paulo Brites

          Ok, Luiz mas, com pedi vamos passar essa conversa para o e-mail porque aquei os comentarios está saindo do tema do post e acaba confundindo outros leitores.
          A ideia do comentário dentro do post é acrescentar algo sobre o tema tratado ali, para ajuda outros leitores e não como um fórum
          No e-mail fica inclusive mais fácil para mim acompanhar
          contato@paulobrites.com.br

  4. Ola professor paulo ,sim vou colocar limpa contato na chave do painel pode ser ,pois quando o traço cai eu cutuco na tres chaves ele volta .
    Quanto ao frequencimetro sao eles icel fc 2400 ,esta na frequencia alta por induçao nao le direito ou nao le mesmo com o time no minimo .o outro e um linear fl1000 da empresa la de minas gerais ,que se ficar muito tempo ligado para de analizar o sinal so desligando ,ai volta ,e nao le certas frequencias entra 30mhz ate 50 no canal a ,alta frquencia por induçao le e sem o cabo zera com o cabo tem leitura aliatorias de ser sensibilidade e pega interferencias .

  5. Paulo ,duvidas primeiro tenho um osciloscopio da china de 100mhz portatil ,mas nao tem gerador ,poderia colocar a ponteira no meu onde tem o gerador de 5v onda quadrada,para poder ajustar no trimer .
    Agora um dos meu osciloscopio analogico da icel 20 mhz esta acontecendo que o traço vertical cai para baixo da tela ai ligo e desligo um conjunto de botoes para colocar e tirar o traço do canal x ou y ai volta,ou abri pesquisei no circuito onde tem a saida do sinal para as placas do tubo vi que um tr nao tinha tensao entao quer dizer que o amplificador vertical poderia estar sem o sinal vindo da ponta de prova ai aconteceria isso. tambem problemas com dois frequencimetros estou quebrando a cabeça para entender ,ate peguei uma montagem para ver com os sinais sao analizados para amostragem.retor para ver sua resposta.

    • Paulo Brites

      Caro Luiz
      Vamos por parte como diria Jack.
      1) Sim vocé não só pode como deve utilizar a onda quadrado do spcope para ajustas as ponteiras.
      2) Quanto ao Icel fica um pouco dificil daer palpite sem ver, mas a primeira coisa que pergunto é: já colocou um simpa contato nas chaves LC14o ou melhor ainda EML da Electrolube (importado) Nada de WD 40 ou similares pelo o amor que tem ao seu osciloscópio
      3) Aqui no site tem um reparo que fiz de um Goldstar Procure na planilha de artigos do esquerdo da tela
      4) Quanto aos frequencímetros vc não disse nada sobre eles.
      Não sei qual o modelo do seu ICEL para ver se tenho esquema por aqui.
      Ah! Nçao quebre muito a cabeça senão vai ficar mais difícil consertá-la rsrsrs
      Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *