Carregador de celular com bateria de 9V

Carregador de celular com bateria de 9V

A ideia de fazer um carregador de celular com bateria de 9V já tinha passado pela minha cabeça há algum tempo, mas acabou caindo no esquecimento.

Voltou à pauta quando meu filho comentou que estava pensando em comprar um daqueles carregadores “portáteis” que se liga na porta USB dos notebooks ou PCs e se usa para carregar o celular na hora do sufoco.

Este “tipo de carregador” nada mais é que um capacitor de elevada capacitância que uma vez carregado fornece, por algum tempo, a tensão necessária para dar uma sobrevida ao celular “morto”.

Parece prático, mas pensando bem não é tão prático assim, porque depende de algo, nem sempre a mão, para “carregar o carregador”.

E se faltou “luz” e a bateria do note book também está descarregada?

Por outro lado, baterias de 9V podem ser encontradas até em supermercados.

Mas não vá pensar você que vamos ligar a bateria diretamente ao celular, pois a tensão fornecida pelos carregadores é de 5V.

Precisaremos, então de um “intermediário, entre os 9V da bateria e saída que irá fornecer 5V  para o celular.

Este intermediário pode ser um circuito integrado muito baratinho que atende pelo código de MC34063.

E sabe onde você o encontrar? Nas lojas de componentes eletrônicos, é claro e também nos carregadores automotivos que ligamos no isqueiro do carro. E o melhor é que o circuito já está todo prontinho para usar.

Ops! Como eu não tinha pensado nesse Ovo de Colombo, é o        que você deve estar se perguntando neste momento.

Fig. 1 – Carregador automotivo para celular

Fig. 1 – Carregador automotivo para celular

Desmontar uma “coisinha” destas parecida com a da fig.1 irá encontra lá dentro uma plaquinha muito parecida com a mostrada na fig.2 onde temos o MC34063.

Fig.2 – Por dentro do carregador automotivo

Fig.2 – Por dentro do carregador automotivo

Mas, pera aí, a bateria do carro fornece 12V e essa “coisa” irá funcionar apenas com 9V?

O MC34063 é “tão bonzinho” que nem liga para estes “detalhes”.

Montando o carregador de celular com bateria de 9V

Vamos precisar de um conector para plugar na bateria e embora possamos comprá-lo em qualquer loja de material eletrônico, eles tem uma qualidade tão ruim que se, por acaso, um gato cheirá-lo irá jogar terra em cima.

Por outro lado eu prefiro ficar com a ideia de que reciclar é preciso, comprar não é preciso, parafraseando a música de Caetano Veloso “navegar é preciso, viver não é preciso” e usar o princípio dos 3 R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).

Afinal preciso fazer jus a minha pós graduação em Educação Ambiental!

Por essas e outras que há muito tempo eu faço meus próprios conectores de bateria. Veja a fig.3.

 Fig. 3 – Desmontando uma bateria de 9V

Fig. 3 – Desmontando uma bateria de 9V

Como eu sou um acumulador (quase) compulsivo, mas organizado guardo as baterias velhas e retiro delas o conector (para o restante, ainda não encontrei uma aplicação e descarto no lixo apropriado).

O próximo passo será soldar um pedaço de fio vermelho e outro preto (que eu retiro de fontes de PC sem conserto) tomando o cuidado com a polarização com vemos na fig.4.

 

Fig. 4 Construindo um conector para bateria

Fig. 4 Construindo um conector para bateria

Resolvido o problema do conector com custo zero o que é muito importante, principalmente nestes tempos em que o governador do Rio resolveu matar de fome os aposentados e pensionista, nos quais me incluo, passemos a construção do carregador propriamente dito.

A molinha que é o “bico” do carregador automotivo de isqueiro é o positivo e a parte lateral, o negativo (cuidado porque no meu caso tinha um fio vermelho no negativo, coisa de chinês).

Neste momento talvez seja bom ter em mãos o diagrama do CI para ver a pinagem do mesmo e que eu lhe ofereço na fig.5.

Fig. 5 – Diagrama em blocos e pinagem do MC34063

Fig. 5 – Diagrama em blocos e pinagem do MC34063

Quando você desmontar o carregador verá que tem uma parte do impresso ligada a esta molinha e no meio do caminho encontrará, não uma pedra, mas um resistor de baixo valor (no meu caso 0,22ohms) e um pequeno capacitor de filtro (10 µF) que eu retirei de onde estava e soldei por cima do CI diretamente nos pinos 4 e 6 que correspondem ao terra e Vcc respectivamente como vemos no diagrama em blocos da fig.5. Veja como ficou na fig.6.

Fig. 6 – Reposicionando o capacitor de filtro

Fig. 6 – Reposicionando o capacitor de filtro

A seguir cortei este pedaço do circuito impresso que ficou sobrando para diminuir o tamanho da placa e soldei o fio positivo da bateria diretamente na ponta do resistor de 0,22ohms como vemos na fig.7.

Fig. 7 – Corte na ponta da placa

Fig. 7 – Corte na ponta da placa

Antes de prossegui resolvi medir o consumo do circuito e encontrei cerca de 8mA. Como o maior comedor de ampères, neste caso, sem dúvida, era o LED troquei o resistor limitador de corrente dele de 470 ohms para 2k2 e com isso a corrente caiu para 4mA. A princípio a diferença pode parecer pequena, mas considerando que vamos utilizar bateria, qualquer economia de corrente é bem vinda.

Aproveitei para dar uma revisão nas soldas chinesas de péssima qualidade, pois vai que algum gato resolvesse cheirá-las, você já sabe o que ele faria.

Restava conferir a tensão na saída do conector USB e como vemos na fig. 8 encontrei 5,19V. Perfeito.

Fig. 8 – Tensão na saída do conector USB

Fig. 8 – Tensão na saída do conector USB

Empacotando tudo

Para que o nosso carregador de celular com bateria de 9V se torne prático precisamos colocar a plaquinha do circuito e a bateria dentro de uma caixinha com uma condição: ser fácil de abrir para trocar a bateria.

Novamente utilizando o princípio dos 3R’s aproveite uma caixinha plástica, da minha sucata, usada em reatores eletrônicos de lâmpada fluorescente.

Coloquei uma chave liga e desliga para que a bateria não se esgote quando o circuito não estiver sendo usado.

Veja como ficou a montagem final na fig. 9. Ainda bem que no meu tempo tinha aulas de trabalhos manuais nas escolas!

Fig. 9 –Montagem final do carregador de celular com bateria de 9V

Fig. 9 –Montagem final do carregador de celular com bateria de 9V

Versão quebra-galho (ou do preguiçoso)

Se você não é do “ramo” e não leu meu livro Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores sugiro uma versão bem simples. Basta conseguir um carregador automotivo, uma bateria de 9V e dois pedacinhos de fio para fazer uma montagem quebra galho como mostrada na fig.10

Fig.10 – Montagem quebra-galho do carregador de celular com bateria de 9V

Fig.10 – Montagem quebra-galho do carregador de celular com bateria de 9V

Prenda os dois pedacinhos de fio nos terminais no carregador e leve para a bateria (lembrando que o “biquinho” corresponde ao positivo) e está pronto o carregador de emergência versão quebra-galho. Veja como ficou na fig. 10.

Prós e contras

Neste caso, como na vida, “nem tudo são flores”. Encontrar uma bateria de 9V para comprar é bastante fácil assim como  o carregador automotivo que pode ser comprado em qualquer “representante comercial ambulante” popularmente conhecido como camelô, entretanto temos um inconveniente que preciso logo avisar.

A bateria deve ser de boa qualidade para não se esgotar rapidamente.

A intenção deste carregador e tirar você do sufoco e, portanto fornecer carga suficiente para fazer ligações de emergência.

Não vá ficar navegando na Internet de bobeira, a menos que você seja sócio de alguma fábrica de baterias.

Uma boa ideia seria usar baterias recarregáveis para não ter que ficar comprando baterias a toda hora que por sinal andam cada vez mais caras.

Com este post inauguro aqui no site uma seção DIY ou FVM (Faça Você Mesmo) destinada a geração Makers que eu prefiro chamar de Fazedores.

Espero que gostem e mandem sugestões. Lembrando que os comentários no site devem ser feitos usando o Mozila Fire Fox

 

4.5/5 - (2 votos)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

7 Comentários

    • Não dá pra dizer sim ou não por que sua “pergunta” ficou vaga.
      Claro que poderíamos usar carregador se tivermos energia para alimentá-lo A proposta aqui é usar uma coisa fácil de se conseguir que são baterias de 9V e com ela fazer um adaptador quebra galho para dar carga em um celular.

  1. Douglas

    Muito show parabens!

  2. Olá boa noite… (Estou escrevendo a noite kkkk)
    Gostaria de saber quanto carrega em porcentagem a bateria de um celular com um carregador desses? E se eu ligar duas baterias melhoraria o carregamento?

    • Paulo Brites

      Olá Marcelo,
      Não sei te responder isto dependerá da qualidade da bateria de 9V bem como da bateria do celular. Por outro lado não devemos colocar baterias em paralelo, porque não existem duas baterias exatamente iguais e uma vai consumir carga da outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *