Multímetro analógico SH-105

Multímetro analógico SH-105

O objetivo deste post é ajudar àqueles que possuem uma raridade como o multímetro analógico SH-105 fabricado pela japonesa Shimizu.

sh-105-min

Multímetro SH-105

Dia destes um leitor do meu site ao descobrir através de um dos meus posts que eu possuía uma raridade destas pediu-me se eu poderia fotografar a parte externa da placa para que ele pudesse tentar reparar o seu instrumento que estava com alguns resistores queimados e ele não tinha como indentificar.

Sei muito bem que uma das maiores tristezas de um técnico é não poder reparar um equipamento por falta de informações técnicas.

Antigamente, quando os animais falavam e os fabricantes eram mais honestos, o esquema vinha colado no interior do gabinete ou, no caso de instrumentos de teste, acompanhavam o mesmo quando comprados.

Se por acaso o esquema não estivesse lá escrevia-se uma carta (ainda não existia o e-mail) ao fabricante pedindo o esquema (fora do Brasil) ele quase sempre ele lhe envia pelo correio. Fiz isto muitas vezes.

Aprendi muito sobre vídeo cassetes estudando os manuais da Panasonic e da JCV que eram verdadeiros cursos sobre o assunto.

Sempre defendi a transparência das informações, em todos os sentidos, porque ela é um principio básica para o aprimoramento da cidadania e repudio quem esconde informações e esquemas.

Para alegria do meu leitor além de fotografar o instrumento cuja foto está abaixo eu encontrei no “meu baú” o esquema do bichinho que ora disponibilizo para o mundo inteiro.

Vista da placa do SH-105

Vista da placa do SH-105

Basta clicar em SH-105 multimeter schematic e baixar.

Até sempre

E-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores

E-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website:

10 Comentários

  1. eduardo basile junior

    Paulo, veja se pode me ajudar…tenho um multimetro SH105 a anos…, além da questão da bateria de 22,5 v, cuja dica que vc deu é fantástica! Tenho um outro desafio que ao tentar substituir uma resistência do lado interno da placa, dois jumpers se soltaram e mesmo com o diagrama não estou conseguindo encontrar o ponto correto da conexão. Poderia me ajudar ?
    Muito obrigado por ora !

    Eduardo.

    • Paulo Brites

      Olá mande umas fotos do que está precisando que eu vou tentar. Muitas vezes estes aparelhos, embora com mesmo modelo, são iguais “por dentro”
      Preciso ver se o meu tem a mesma configuração e que exatamente se soltou.
      Mande para o e-mail paulobrites@gmail.com

      • eduardo basile junior

        Paulo, maravilha a foto, porém, preciso da foto do outro lado da placa. Será que poderia fazer a gentileza de enviar-me.
        Muito obrigado

        • Paulo Brites

          Ne dá um tempo para fazer isso porque estou bem enrolado no momento.

  2. Jadson

    Tenho esse multimetro parado há algum tempo devido aos resistores queimados. Agora vou consertar. Obrigado amigo!

    • Paulo Brites

      Tenta ai e depois manda os resultados

  3. Robson

    Desculpe-me… o resistor superior direito é de 6M? na imagem parece estar escrito 9M…
    Obrigado!

    • Paulo Brites

      Eu não entendi ….

  4. Rafael

    Gostei dessa “Quando os animais falavam”!!

    • paulobrites

      Costumo usar algumas metáforas esta é uma delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.