Multímetro analógico SH-105

Multímetro analógico SH-105

O objetivo deste post é ajudar àqueles que possuem uma raridade como o multímetro analógico SH-105 fabricado pela japonesa Shimizu.

sh-105-min

Multímetro SH-105

Dia destes um leitor do meu site ao descobrir através de um dos meus posts que eu possuía uma raridade destas pediu-me se eu poderia fotografar a parte externa da placa para que ele pudesse tentar reparar o seu instrumento que estava com alguns resistores queimados e ele não tinha como indentificar.

Sei muito bem que uma das maiores tristezas de um técnico é não poder reparar um equipamento por falta de informações técnicas.

Antigamente, quando os animais falavam e os fabricantes eram mais honestos, o esquema vinha colado no interior do gabinete ou, no caso de instrumentos de teste, acompanhavam o mesmo quando comprados.

Se por acaso o esquema não estivesse lá escrevia-se uma carta (ainda não existia o e-mail) ao fabricante pedindo o esquema (fora do Brasil) ele quase sempre ele lhe envia pelo correio. Fiz isto muitas vezes.

Aprendi muito sobre vídeo cassetes estudando os manuais da Panasonic e da JCV que eram verdadeiros cursos sobre o assunto.

Sempre defendi a transparência das informações, em todos os sentidos, porque ela é um principio básica para o aprimoramento da cidadania e repudio quem esconde informações e esquemas.

Para alegria do meu leitor além de fotografar o instrumento cuja foto está abaixo eu encontrei no “meu baú” o esquema do bichinho que ora disponibilizo para o mundo inteiro.

Vista da placa do SH-105

Vista da placa do SH-105

Basta clicar em SH-105 multimeter schematic e baixar.

Até sempre

E-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores

E-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores

5/5 - (2 votes)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website:

14 Comentários

  1. Francesco Molinaro

    Paulo, tudo bem??? Peguei um destes para consertar. Está acontecendo o seguinte: ao colocar na escala X 10K, o ponteiro se movimenta até 200 ohms, mesmo sem curto circuitar as ponteiras. Será problema na chave ou na placa do circuito? Obs.: estava com as pilhas vazadas e cheio de zinabre, foi feita a limpeza e troca das pilhas (2 X 1,5V) e bateria (2 X 12 V). Obrigado, um abraço.

  2. eduardo basile junior

    Paulo, veja se pode me ajudar…tenho um multimetro SH105 a anos…, além da questão da bateria de 22,5 v, cuja dica que vc deu é fantástica! Tenho um outro desafio que ao tentar substituir uma resistência do lado interno da placa, dois jumpers se soltaram e mesmo com o diagrama não estou conseguindo encontrar o ponto correto da conexão. Poderia me ajudar ?
    Muito obrigado por ora !

    Eduardo.

    • Paulo Brites

      Olá mande umas fotos do que está precisando que eu vou tentar. Muitas vezes estes aparelhos, embora com mesmo modelo, são iguais “por dentro”
      Preciso ver se o meu tem a mesma configuração e que exatamente se soltou.
      Mande para o e-mail paulobrites@gmail.com

      • eduardo basile junior

        Paulo, maravilha a foto, porém, preciso da foto do outro lado da placa. Será que poderia fazer a gentileza de enviar-me.
        Muito obrigado

        • Paulo Brites

          Ne dá um tempo para fazer isso porque estou bem enrolado no momento.

      • Sérgio dos Santos

        Como usar uma bateria de 22,5 , já que não fabricam mais!

  3. Jadson

    Tenho esse multimetro parado há algum tempo devido aos resistores queimados. Agora vou consertar. Obrigado amigo!

    • Paulo Brites

      Tenta ai e depois manda os resultados

  4. Robson

    Desculpe-me… o resistor superior direito é de 6M? na imagem parece estar escrito 9M…
    Obrigado!

    • Paulo Brites

      Eu não entendi ….

  5. Rafael

    Gostei dessa “Quando os animais falavam”!!

    • paulobrites

      Costumo usar algumas metáforas esta é uma delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.