Cuidado com o conector de HDMI, não queime seu televisor!

É possível que ao ler este post você esteja se perguntando: “por que não me disseram antes para ter cuidado com o conector HDMI? ”

 Agora é tarde, Inês é morta e meu televisor (ou receiver de áudio e vídeo) já queimou!

Se não aconteceu com você “ainda”, então continue e a ler que vou lhe dar a dica para que você não queime seu televisor!

No tempo que os animais falavam

Fig. 1 – Conector RCA de áudio e vídeo

Quem é um pouquinho “mais antigo” ainda deve se lembrar dos plugs de áudio e vídeo que surgiram com toda força lá pela década de 90 com a promessa de melhorar a qualidade da imagem e do som na conexão entre ”vídeo games e dvds” e os televisores que ainda eram os “caixotões” analógicos.

Coisa “pré-histórica” que a geração geek de hoje talvez nem sabe o que é, só falam em USB e HDMI.

Fig. 2 – Conector HDMI

O conector HDMI, em particular, tornou a vida dos gamers, sem dúvida, muito mais prática.

Nada de ter que saber quem é áudio e quem é vídeo, na hora de plugar o vídeo game no televisor.

Uma conexão só e está tudo pronto para mandar para a tela o áudio e o vídeo que agora são digitais e não poderiam trafegar nos antigos conectores analógicos chamados RCA da figura 1.

Mas, muita calma nessa hora porque este tira e bota do cabo HDMI, às vezes, pode queimar seus equipamentos.

Você sabia disso? Provavelmente não.

Reparou que eu disse “às vezes”?

Pois é, atravessar a rua com o sinal aberto não significa que você será atropelado, mas as chances aumentam, não é mesmo?

E ainda com o sinal fechado não se pode deixar de conferir se todos os veículos pararam mesmo, pois como diz Adriana Calcanhoto em sua música “cariocas não gostam de sinal fechado”!

Está bom, e é qual a dica sobre o conector HDMI que foi prometida?  

Uma regra que pode salvar seus equipamentos da catástrofe é

DESCONECTE DA TOMADA O TV

OU RECEPTOR DE ÁUDIO E VÍDEO

QUANDO FOR COLOCAR OU REMOVER O CABO HDMI.

Eu disse “desconectar da tomada”, o que não é a mesma coisa que desligar a chave on/off.

Fig. 3 – Desconectando a tomada

Você deve estar pensando, então os fabricantes “inventaram” um conector “assassino” que pode queimar meus aparelhos?

Calma lá, não ponha palavras na minha boca, eu não disse isto.

O problema não é exatamente com o conector HDMI e sim com a ligação dos aparelhos à rede elétrica.

À medida que a tecnologia avançou a questão do aterramento se tornou um quesito importante numa instalação elétrica, coisa que no Brasil, entre outras, ainda não é levada muito sério.

Fig. 4 – Centelhamento no conector HDMI

A conexão e desconexão do cabo HDMI pode (eu disse pode, não disse vai) produzir pequenos “centelhamentos invisíveis” aos nossos olhinhos na hora do “tira e bota” do conector.

Estes “centelhamentos invisíveis” penetram nos chips internos dos equipamentos, geralmente, muito frágeis para resistir a estas “torturas”.

Isso para não falar da possibilidade de encaixar mal o conector e provocar curtos internamente. 

O pior é que estes chips de entrada estão conectados a outros e finalmente todos se comunicam com a fonte do equipamento que é o “coração” do mesmo podendo produzir uma “metástase eletrônica” com resultados imprevisíveis.

Fig. 5 – CI de entradas HDMI danificado

Resumo da ópera, muita calma na hora de conectar e desconectar cabos HDMI se não quiser correr o risco de queimar seus equipamentos.

Eu sei que é difícil, mas avise isto aos seus filhos (e a você também) para desconectar tanto o vídeo game com o tv ou receiver de áudio da tomada “da parede” antes de remover ou colocar o cabo HDMI.

Já ouviu o ditado “quem avisa amigo é”?

Então está dado o recado, pois o “seguro morreu de velho e desconfiado ainda está vivo”!

Até sempre

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website:

43 Comentários

  1. Boa tarde, Prof Paulo Brites.

    Eu não sei se a minha mensagem foi encaminhada. Prof Paulo se aparecer duas vezes, por favor desconsiderar uma delas.
    Eu tenho uma dúvida: A minha tv (+- 9 anos de uso) vem apresentando aquecimento na fonte e problemas de imagens, eu uso o cabo HDMI para conectar o meu video game. Esses problemas com a tv pode danificar o cabo HDMI e o meu video-game?

    • Paulo Brites

      já exclui uma, sem problemas

  2. Marcelo Sabino

    Bom dia Paulo Brites, esses Spliters (Divisores de HDMI para duas saídas) HDCP HDMIs ligados a saída de um DECODER, conversor de operadora de TV tipo VIVO, Splitters com divisor de duas saídas HDMI e uma entrada HDMI pode ficar diretamente ligados, as duas saídas para monitor e TV? Não queimam a TV ou Placa de Vídeo? Posso deixar eles coligados, usando-os juntamente? A bitola do HDMI e o comprimento do cabo podem comprometer a queimar?

    • Paulo Brites

      Em princípio, não deveria dar problema a não ser quanto a qualidade. Aí é que talvez esteja o maior problema. Vivemos na Era do Fake Tudo
      O que você perguntou quanto a bitola e compprimento entra no quesito da resposta acima.
      Cabos muito longos sempre podem dar perda de sinal ou captar “duendes elétricos” pelo caminho por onde passam.
      Acho que o HDMI foi invetando para queimar aparelhos rsrsrsrs

  3. Marconi Zacarias Fernandes

    Uso uma TV como monitor. Por várias vezes ao dia, aparecia uma mensagem de erro, numa tela azul, congelava a imagem e o computador reiniciava automaticamente. Isso vinha ocorrendo já há algum tempo. Neste semana, a placa mãe do PC queimou. Eu sabia que havia um problema de mau contato no conetor HDMI da TV, mas nunca imaginei que fosse capaz de queimar o equipamento. Depois de sua explicação, estou convencido que foi a conexao HDMI que danificou a placa mãe do PC.

    • Paulo Brites

      Olá Marconi
      Não dá para afirmar 100%, mas tudo leva a crer que sim. Parece que estas novas tecnologias tem o poder de tornar os equipamentos descartáveis mais depressa de uma forma clamuflada. Por outro lado, tudo irá funcionar bem se estriver nas “CNTP”!
      Temos ainda os cabos falsificados. Estou fazendo uma pesquisa para escrever algo sobre isso.
      Fica aqui o seu registro para outros leitores.
      Obrigado

  4. José Raimundo de Souza Machado Junior

    Desculpa comentário ser totalmente fora só contexto.

    Minha televisão apos uma queda de energia uma tv LG comprada em 2019 ficava só com o som e sem imagem, realizei queixa na coelba distribuidora de energia na Bahia e realizei os orçamentos solicitados a tela da tv está em curto tem que trocar a tela e a mesma negou pois alegando que a fonte está em prefeito estado, então a dúvida a tela pode queimar com a queda de energia sem ter danificado a fonte?

    • Paulo Brites

      Caro José Raimundo.
      O caso é um pouco mais complexo. É óbvio que a concessionária irá sempre usar um subterfugio para não pagar o dano.
      O fato da fonte não ter “queimado” não indica necessariamente que a interrupção abrupta da energia não possa ter provocado efeitos colaterai, mas fica tudo no campo das hipóteses.
      Também não dá para afirmar ou não que a “tela da Tv” queimou. Acho um pouco de “chute”, mas sem ver, analisar in loco não dá para afirmar nada.
      Esse tipo de problema parece mais que relacionado a desconfiguração de memórias da TV e uma simples reconfiguração poderia resolver (ou não). Mas é mais fácil dizer que “a tela queimou”. Se queimou mesmo e você resolver pagar o conserto eu sugiria que marcasse a tela com rubricas suas em vários pontos e pedisse que lhe devolvam a tela “queimada” depois do conserto. Dependendo do valor cobrado dá para desconfiar que foi isso mesmo ou …. Se a tela foi mesmo trocada você tem direito de ter a queimada para guardar em casa como souvenir.
      Como eu disse antes é tudo muito subjetivo como interpretação das “letras da lei”. Cada juiz, tem a sua, vai depender do réu e dos advogados dele!

  5. Nícola Seraf.im

    Eu já tomei choque neste cabo por falta de aterramento, imagino o quanto estes equipamentos sofrem com este liga e desliga de cabos quando não há aterramento.

    Hoje felizmente não tenho mais este problema.

    • Paulo Brites

      Muito bom o seu depoimento.
      Eu estou pesquisando mais sobre este e tema e trabalhando num artigo sobre ele.

      • leticia

        minha tv deu problema no HDMI e minha placa de vídeo era conectada, porem minha placa de vídeo não está subindo mais imagem, e possível danifica somente o HDMI da placa ?

        • Paulo Brites

          Leticia
          Não entendi ben o que você escreveu ” minha placa de vídeo era conectada” onde? Que placa de vídeo?
          Está um pouco confusa a sua explicação.

  6. Samuel

    Esse aviso caiu na minha frente bem na hora porque eu usava antes um cabo hdmi baratinho pra ligar meu pc gamer na minha tv 4k e depois de um tempo aconteceu 3 vezes da imagem apresentar problema!! já na hora eu removi o cabo e comprei um hdmi novo 2.1, parece que agora resolveu o problema! as vezes um simples cabo pode dar mais dor de cabeça que o próprio aparelho!!!

    • Paulo Brites

      Existe um monte de falsificações por aí.O famoso “barato sai caro”

  7. Danielle

    Tenho uma pergunta, desconectar a televisão da tomada também não faz a fonte pifar? Andei lendo um pouco sobre o assunto e diziam que por conta dos picos de energia ao ligar e desligar a TV, ela pode durar menos.
    Sou totalmente leiga no assunto, mas minha TV já foi para o conserto uma vez por conta da fonte e agora estou toda melindrosa. O problema é que eu sempre uso meu notebook conectado na TV pelo HDMI, mas também preciso o desconectar por várias vezes, então estou sem saber quais cuidados devo ter. O melhor mesmo seria desligar a TV da tomada e depois desconectar o HDMI? Mesmo que isso também seja prejudicial ao aparelho?

    • Paulo Brites

      Oi Danielle

      Em princípio sim seria melhor desligar a TV da tomada. Quando estes aparelhos estão em stanf by eles não estão desligados e sim “apagados”
      O rico de tirar da tomada sempre existe, mas é relativamente pequeno.
      As fontes dos aparelhos há uns 30 anos, pelo menos, não são feitas para durar muito e o seu problema pode ter ocorrido por conta da “obselescência programada”.
      Enfimm eu sugeriria que vc fizesse o que disse no seu último parágrafo
      Defeitos em entrda HDMI costumam ser mais graves que nas fontes.
      Espero ter ajudado.

      • Danielle

        Entendi, muito obrigada, valeu mesmo!

  8. Gabriel

    Isso se aplica a display Port também ou eles estão imunes?

    • Paulo Brites

      Caro Gabriel, eu diria que sim
      Temnos duas questões a condiredar
      1) a parte metálica do conetor está ligada ao “terra” do equipamento
      2) como estes conectores são muito pequenos pode surgir um “faiscamento invísivel” na hora de encaixar e os sinais digitais são “melindrosos”.

      Eu costumo dizer que cada vez mais os equipamentos não estão sendo constuidos para as pessoas “comuns”. Os caras fazem coisas que só as mãos de um neuro cirurgião pode manusear rsrsrs. Isso sem fala da rede de energi elétrica que de “último” mundo.

  9. Caroline Begliomini

    Exatamente o que aconteceu ontem coma minha tv, fui instalar umhome antigo e fiquei tirando e pondo os cabos de áudio e vídeo até que sem querer o de hdmi quebrou conectado nela…. conclusão: ela não ligou mais queimando a placa dela.

    • Paulo Brites

      Pois é Caroline, pena não ter lido este post antes.
      Seu depoimento aqui foi muito importante e gostaria de sugerir que você compartilhasse este post com seus amigos.
      Ontem eu publiquei um video do meu canal sobre tinta de impressoras falsicadas
      Talvez goste de assistir Segue o link
      https://youtu.be/E7_xkTPRL1o

      • Luciano

        Nunca tinha lido sobre isso, cheguei ate aqui pesquisando, so q no meu caso nao queimou (ainda) o aparelho.
        O q acontece eh que a TV LG(n peguei o modelo) o HDMI esta dando choque, quer dizer esta com tensão, testei com multimetro e deu 78v. Qndo conecto no dvr o cabo HDMI, o mesmo esta dando choque. Loucura

        • Paulo Brites

          Se voce tv a cabo experimente remove-lo e medir sem ele ligado
          Tem sido comum o cabo apresentar tensão na malha externa o que não deveria
          Revise sua instalação, tem algo errado ai.
          Eu tenho alguns artigos sobre terra e neutro aqui no site.
          Depois conta para gente

          • GUSTAVO CRESCENCIO SILVA DA CONCEICAO

            OI Paulo eu tinha um aparelho de 12 v ligado da tomada e com a saida HDMI dele deu um pico de energia e foi dar la no HDMI que esta conectado na tv…resumo da opera fritou o HDMI e consequentemente queimou a tv….a pergunta….SERIA POSSIVEL UM APARELHO DE 12 V COM UMA VOLTAGEM TÃO PEQUENA APÓS UM PICO DE ENERGIA SEJA NA SAIDA DA ANTENA OU DA ELETRICIDADE, GERAR ENERGIA PARA QUEIMAR A SAIDA HDMI???

      • Cecilia

        Olá, aconteceu a mesma coisa com uma televisão minha, o que eu posso fazer? Tem conserto?

        • Paulo Brites

          Olá Cecilia
          Mal comparando o que acontece neste caso é parecdio com a COVID-19 uns pegam e não morrem outros não têm a mesma sorte.
          Você teria que procurar um técnico especializado.
          Se estiver no Rio posso te sugerir alguém. Eu não faço mais consertos.
          Pode entrar em contato por email profpaulobrites@gmail.com

  10. Alexandre T Sena

    a mesma regra deve valer para o notebook, então.
    tenho um lenovo yoga510 e retirei o conector que funcionava em um segundo monitor quando estava carregando e não voltou a funcionar mais.

    • Paulo Brites

      É possível que sim, se o carregador de bateria estiver ligado.
      De qualquer maneira não custa tomar cuidado.

      • Ok, mas no caso do notebook na bateria? Precisa desligar tb? Ou basta desligar a TV da tomada? Ou melhor: a bateria se configura numa “ligação à rede”?

        • Paulo Brites

          A bateria está totalmente desacoplada da rede e mesmo que se esteja usando o carregador (se for o original) o pluge que o liga está isolado da rede.
          Digo, original, porque os segunda linha nunca se sabe be o que tem dentro.
          A questão também é que plug HDMI por ser muito pequeno, às vezes, dificulta sua ligação no tv até pela posição que se encontra e todo cuidado é pouco principalmente com crianças que costumam ser mais “agitadas”.
          Todo cuidado é pouco.
          Não sei se te ajudei.

        • NinjadaGmp

          Olá,eu estava jogando video game (Xbox 360 slim) e a minha tv não parava de piscar a tela,daí meu pai tentou remover e fazer força para o fio se fixar, só que aí a tv travou por 5 segundos na imagem e depois tudo ficou preto.
          Depois disso a tv ficou funcionando somente o Ld para saber quando está ligada e delisgada,o controle funciona somente no botão Power e a tela ficou preta sem som.

          • Paulo Brites

            Não dá para afirmar que foi o HDMI.
            Somente a analie por um tecnico para poder chegar a uma conclusão.
            Tem varios fatores que precisam ser considerados, por exemplo
            1) idade da televisão
            2) horas de uso
            3) rede elétrica
            4) marca e modelo – cada uma tem seus tipos de falhas
            Comparando com a Covid, cada caso é um caso.

      • Edson

        Boa noite aconteceu hoje comigo, montei um computador recentemente funcionando normalmente com um monitor com entrada vga, fui ligar o computador a minha tv através do cabo hdmi deu uma faísca curto e a Tv não ligou mais.

        • Paulo Brites

          Olá Edson
          Não sei se viu o comentário da Caroline.
          Divulgue este post para seus amigos. Vamos fazer uma curzada para salvar as TVs do HFMI “serial killer” abraços.

  11. Julio Gonzalez

    Olá. Notei que fig.5 acima parece muito com a placa do Onkyo, famoso pela facilidade de queimar a placa HDMI (e não tem para reposição). Então reforço a importância da sua dica.

    • Paulo Brites

      Olá Julio
      Possivelmente é um Onkyo, a foto me foi fornecida por um técnico de uma oficina que trabalha com aparelhos top.
      Tem coisas que ninguém conta pra gente. Se puder, compartilhe com seus amigos.

  12. Muito obrigado, Prof. Paulo, por esta importante e útil dica, e parabéns pelo site, que está muito bem elaborado e organizado, além de extremamente didático!
    Um forte abraço!

    • Paulo Brites

      Obrigado Stefano
      Ajude a divulgar isto porque é muito importante e pouca gente sabe
      Abraços

    • Alexandre T Sena

      a mesma regra deve valer para o notebook, então.
      tenho um lenovo yoga510 e retirei o conector que funcionava em um segundo monitor quando estava carregando e não voltou a funcionar mais.

  13. FLAVIO HENRIQUE DE OLIVEIRA ANDRADE

    Teste teste teste

    • Paulo Brites

      ok, funcionando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *