Multímetro analógico SH-105

Multímetro analógico SH-105

O objetivo deste post é ajudar àqueles que possuem uma raridade como o multímetro analógico SH-105 fabricado pela japonesa Shimizu.

sh-105-min
Multímetro SH-105

Dia destes um leitor do meu site ao descobrir através de um dos meus posts que eu possuía uma raridade destas pediu-me se eu poderia fotografar a parte externa da placa para que ele pudesse tentar reparar o seu instrumento que estava com alguns resistores queimados e ele não tinha como identificar.

Sei muito bem que uma das maiores tristezas de um técnico é não poder reparar um equipamento por falta de informações técnicas.

Antigamente, quando os animais falavam e os fabricantes eram mais honestos, o esquema vinha colado no interior do gabinete ou, no caso de instrumentos de teste, acompanhavam o mesmo quando comprados.

Se por acaso o esquema não estivesse lá escrevia-se uma carta (ainda não existia o e-mail) ao fabricante pedindo o esquema (fora do Brasil) ele quase sempre ele lhe envia pelo correio. Fiz isto muitas vezes.

Aprendi muito sobre vídeo cassetes estudando os manuais da Panasonic e da JCV que eram verdadeiros cursos sobre o assunto.

Sempre defendi a transparência das informações, em todos os sentidos, porque ela é um principio básica para o aprimoramento da cidadania e repudio quem esconde informações e esquemas.

Para alegria do meu leitor além de fotografar o instrumento cuja foto está abaixo eu encontrei no “meu baú” o esquema do bichinho que ora disponibilizo para o mundo inteiro.

Vista da placa do SH-105
Vista da placa do SH-105

Basta clicar em SH-105 multimeter schematic e baixar.

Até sempre

E-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores
E-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores

20 comentários em “Multímetro analógico SH-105”

  1. Antonio Carlos C. Rocha

    Boa tarde, tenho um Multiteste SH105 a mais de 40 anos, e preciso ajustar o galvanômetro, está prendendo, parece estar fora do eixo, o Sr. conhece alguém que possa consertá-lo ? o serviço é muito delicado e já não tenho firmeza nas mãos para executar a tarefa… antecipadamente agradeço a ajuda.
    Att .; Antonio Rocha

  2. Francesco Molinaro

    Paulo, tudo bem??? Peguei um destes para consertar. Está acontecendo o seguinte: ao colocar na escala X 10K, o ponteiro se movimenta até 200 ohms, mesmo sem curto circuitar as ponteiras. Será problema na chave ou na placa do circuito? Obs.: estava com as pilhas vazadas e cheio de zinabre, foi feita a limpeza e troca das pilhas (2 X 1,5V) e bateria (2 X 12 V). Obrigado, um abraço.

  3. eduardo basile junior

    Paulo, veja se pode me ajudar…tenho um multimetro SH105 a anos…, além da questão da bateria de 22,5 v, cuja dica que vc deu é fantástica! Tenho um outro desafio que ao tentar substituir uma resistência do lado interno da placa, dois jumpers se soltaram e mesmo com o diagrama não estou conseguindo encontrar o ponto correto da conexão. Poderia me ajudar ?
    Muito obrigado por ora !

    Eduardo.

    1. Paulo Brites

      Olá mande umas fotos do que está precisando que eu vou tentar. Muitas vezes estes aparelhos, embora com mesmo modelo, são iguais “por dentro”
      Preciso ver se o meu tem a mesma configuração e que exatamente se soltou.
      Mande para o e-mail paulobrites@gmail.com

      1. eduardo basile junior

        Paulo, maravilha a foto, porém, preciso da foto do outro lado da placa. Será que poderia fazer a gentileza de enviar-me.
        Muito obrigado

  4. Tenho esse multimetro parado há algum tempo devido aos resistores queimados. Agora vou consertar. Obrigado amigo!

      1. Ola bom dia tudo bem eu consegui aqui um aparelho desse com o manual se quizer psso te enviar foto do manual pra adicionar ai me avisa se quizer pois vou anuciar pra vender obrigado o email guiaclub03@gmail.com valeu.

        1. Obrigado pela oferta. Eu tenho este manual e coloquei o arquivo em PDF no artigo, o problema é nem todos do mesmo modelo são iguais por dentro. A depender do ano em que foi fabricado pode ter sofrido alterações no circuito e na montagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima