O arco íris e os resistores

O arco íris e os resistores

Você já parou para observar um arco íris?

Pois deveria, reza a lenda que onde ele nasce há um pote cheiro de ouro. É sua chance de ficar rico sem jogar na loteria.

Se você não acredita em lendas (ou não quer ficar rico!), mas estuda eletrônica tem outra razão para observar o arco íris dá próxima vez que ele aparecer e mais ainda, prestar atenção na sequência das cores e seus problemas de ler os valores dos resistores irão acabar.

E por falar em arco íris você dizer por que ele aparece?

Que tal pensar nisto?

Voltando a questão da sequência de cores para ler os valores dos resistores dê uma olhada na foto de um arco íris aqui abaixo.

Observe a sequência das cores de fora para dentro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.

Arco íris

Arco íris

Seis cores não é mesmo? E se misturarmos tudo dá o branco.

Agora dê uma olhada na tabela de código de cores de resistores

Tabela de cores usada em eletrônica

Tabela de cores usada em eletrônica

Esta tabela de cores foi desenvolvida em 1920 pela RMA ( Radio Manufactures Association) para facilitar a marcação do valor da resistência no corpo dos resistores.

Não posso afirmar que “inspiração” tenha vindo da observação da sequência de cores do arco íris, mas apostaria dizer que não foi uma mera coincidência.

Nunca me ensinaram deste jeito e também nunca vi isto escrito em nenhum livro, mas por alguma razão eu percebi esta “coincidência” e me ajudou muito a decorar a relação entre o dígito e a cor.

Esta relação tem que estar na cabeça do técnico. Ele tem que olhar para a cor e ver um número automaticamente não podem parar para “pensar”.

Ela não serve apenas para identificar os valores de resistores, serve para capacitores e diodos Zener, por exemplo, por isso insisto MEMORIZE-A para sempre!

Daí pra frente tudo fica mais fácil.

Detalhes podem ser vistos no capítulo 3 do meu e-book Eletrônica para Estudantes, Hobistas & Inventores (clique no link e confira) e também em alguns posts sobre este assunto que publiquei aqui no site.

Sugiro que baixe o e-book GRÁTIS Era uma vez um resistor queimado é só procurar por ele nos banners que aparecem na lateral direita.

Se este post lhe foi útil marque as estrelinhas que aparem aqui abaixo, dê um like no face book, compartilhe e deixe seu comentário que será muito bem vindo.

O arco íris e os resistores
5 (100%) 2 votes

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Conheça todos os e-books de

Paulo Brites

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website:

    11 Comentários

    1. DCiro Leal

      Os antigos tinham inspiração olhando para cima, para o céu, exemplo: a posição das estrelas da bandeira do Brasil,código de cores…etc. dali vinham a inspiração. Depois, a humanidade tiraram os olhos do céu(decadência da fé) e, começaram a olhar para a posição horizontal (patriotismo, evolucionismo, ateísmo). A primeira geração, em questão, olhava para cima, a segunda para o horizonte,(coisas materiais) e a terceira, a atual, OLHA PARA BAIXO, PARA O CHÃO, ESTÃO VIVENDO FORA DA REALIDADE, NUM MUNDO VIRTUAL, VIVEM OLHANDO PARA BAIXO, INTERESSADOS NA PEQUENA TELA DOS CELULARES, NEM OLHAM PARA ONDE ANDAM. ao invés de olharem para cima, e contemplarem a imensidão criada por Deus, E A VERDADE DA SUA PALAVRA QUE É LUZ PARA O CAMINHO. O que será da próxima geração? decerto enfiarão a cabeça na terra, como os avestruzes!

      • Paulo Brites

        E a isso chamam evolução, progresso, novos tempos e etc. Vamos ver onde vai dar….

    2. Xande

      Acho que Deus se inspirou na tabela de resistores ao criar o arco íris.

    3. Airton Campitelli

      Muito bom, tenho todas, vossas publicações , também vossos livros.

    4. David Machado

      nada disso!!! todo mundo está cansado de saber que as cores vêm da frase “Prefeitura Municipal de Varginha Lava Veículos com Bombril”, dita pela primeira vez pelo famosíssimo… quem mesmo? não lembro… mas isto não importa! 😀

      • Paulo Brites

        Caro David esta frase não é exatamente uma explicação e sim um mnemônico para ajudar as pessoas a lembrarem a da sequência. Eu. particularmente, não gosto.
        Existem centenas de frases assim e ainda vai gastar muito bombril da prefeitura kkkkk.

    5. Elisio

      Também já havia observado isso.Interessante.

      • Paulo Brites

        Que bom Elísio. Não estou sozinho no mundo!

      • David Machado

        eu já não tenho núvida algyuma de que a sequência foi inspirada no arco-íris… 🙂

    Fico muito contente quando alguém coloca um comentário, é sinal que leu

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.