Quem tem medo de consertar fornos de micro-ondas

Dois livros

Quem tem medo de consertar fornos de micro-ondas

Recentemente, “um passarinho me contou” que um grande número de técnicos reparadores por aí tem medo de consertar fornos de micro-ondas.

Nos tempos atuais não dá pra ficar escolhendo serviço e qualquer graninha a mais que entre no orçamento garante o almoço de domingo (se não, vai ter que almoçar na casa da sogra).

Em 1999, escrevi meu primeiro livro – Como Ganhar Dinheiro Consertando Fornos de Micro-Ondas – que na época foi um “best seler” entre os técnicos.  O livro está esgotado (vem novidade por aí) e até nos sebos está difícil de achar.

Por isso, neste post resolvi dar umas dicas sobre o tema.

Então, chega de enrolação e mãos à obra.

Cuidados iniciais

O primeiro ponto que deve ser destacado é que JAMAIS se deve reparar um forno de micro-ondas com ele ligado na tomada.

A alta tensão para “disparo” da magnetron é da ordem de 4 kV DC, mas eu diria que se torna mais perigosa que os 25 kV na chupeta de um fly back porque está numa área sem proteção.

O outro ponto que chamo atenção é você não deve medir tensão no secundário do transformador por razões óbvias.

Os defeitos mais comuns

O primeiro deles costuma estar relacionado à membrana que compõe o painel.

O sintoma é bem fácil de identificar: os comandos não são obedecidos, é preciso apertar com muita força, seleciona-se uma função e faz outra.

Está membrana é colada no gabinete, mas é preciso abri-lo para retirar a placa de comando e soltar (cuidadosamente) o flat cable que liga a membrana à placa.

Talvez seja necessário desconectar vários fios que ligam a placa aos switches de porta e outras ligações.

Faça isto com o forno desligado da tomada, pelo o amor de Deus.

Marque todas as conexões que você retirar. NÃO CONFIE na sua memória. Se possível fotografe antes.

Se você não fizer isto poderá ter muita dor de cabeça para recolocar as coisas nos seus devidos lugares.

Os esquemas de fiação, quando existem, costumam ser um pouco confusos.

A segunda falha, bastante comum, está relacionada com os switches de porta.

micro switch

micro switch

Todo forno de micro-ondas tem três switches de proteção designados como: primário, secundário e monitor.

Na figura podemos ver a localização destes switches, entretanto esta posição não é padronizada e pode mudar de um forno para outro.

Diagrama em blocos

Diagrama em blocos

A função do switch primário é não deixar que o forno funcione com a porta aberta, portanto ele é do tipo NA (normalmente aberto) é quando pressionado fecha.

O switch secundário permite que o transformador de alta tensão receba energia quando o usuário pressiona a tecla “liga”. Ele e do tipo NF (normalmente fechado) se abrirmos aporta ele abre.

E finalmente o switch monitor é do tipo NA e quando abrirmos a porta ele fecha colocando a rede elétrica em curto caso o switch de porta esteja fechado com a porta aberta.

Como é que é? Coloca a rede em curto?

Localização dos switches

Localização dos switches

Isso mesmo!

Sua função é de segurança máxima caso o switch primário falhe ou algum usuário “esperto” enfie um palitinho para fechar o switch primário e ligar o forno com a porta aberta (deve ser para fazer uma seção de fisioterapia em casa!).

Pois bem, falhas nestes switches, que podem ser por mau contato ou não acionamento por quebra da molinha interna, são bastante comuns como já foi dito.

Se você entendeu a função de cada switch fica fácil identificar onde está o problema através do sintoma apresentado.

Consertar um equipamento é como “consertar” uma pessoa doente: através do sintoma chega-se ao diagnósticos e a partir daí ao remédio.

No caso dos switches a primeira coisa a fazer, é testar com um ohmímetro o contato de cada um deles.

Se a resistência do switch na posição fechado (ou aberto conforme o tipo do switch NA ou NF) não for igual a ZERO ohms pode tratar de trocá-lo (eu disse ZERO).

Retire cada switch do lugar para examinar se a molinha está funcionando e como está o contato.

Tenha muito cuidado ao retirar o switch para não quebrar as travinhas que o prendem na carenagem de plástico. Se quebrar, já era!

Se encontrar um switch com defeito, não seja mão de vaca, troque os outros dois mesmo que estejam bons.

Isso evita que o aparelho retorne em garantia em poucos dias.

Outras falhas

Quando você encontrar o fusível queimado as principais causas pela ordem são:

1)  Switch monitor com defeito (travado na posição fechado);

2)  Transformador da placa de controle em curto;

3)  Capacitor de alta tensão em curto (é comum acontecer);

4)  Diodo de alta tensão em curto;

5)  Transformador de alta tensão em curto (Pouco comum, mas acontece. Talvez não valha a pena consertar).

6)  Magnetron em curto entre filamento e carcaça (costuma acontecer)

Uma maneira fácil de identificar se o transformador da placa de controle está em curto é a seguinte:

1)  Coloque um novo fusível no forno;

2)  Ligue o forno através de uma lâmpada série (40 W serve);

3)  NÃO aperte a tecla ligar do forno;

4)  Se a lâmpada acender com brilho normal é sinal que há um curto na placa de controle e o mais provável que seja no transformador.

Você, provavelmente, não irá encontrar este transformador para comprar e o jeito é recorrer a alguém que o reenrole ou fica inviável consertar tendo que trocar toda a placa.

Os demais defeitos são fáceis de identificar e não vou trata-los aqui.

Cabe ressaltar que o único teste que pode e deve ser feito com a lâmpada série é o da PCI de controle e seu respectivo transformador.

O forno em si não pode ser ligado à lâmpada série por causa da potência.

Logo, se você encontrou o fusível queimado e constatou que não é por curto na PCI (transformador) terá que procurar curtos nas outras partes com o forno desligado da tomada (pelo o amor de DEUS).

Perigo - Alta Tensão

Perigo – Alta Tensão

E as baratas?

Outro “defeito” que é muito comum acontecer é encontrar o forno infestado de baratas (de todos os tamanhos, algumas até com Identidade e CPF!).

Neste caso minha sugestão é encaminhar o cliente para uma dedetizadora!

Aliás, quando eu tinha oficina mandava consertar os fornos em domicílio, assim as baratas ficavam na casa do cliente.

As baratas deixam uma secreção que além de ser nojenta acaba literalmente com aPCI e por mais que você se aventure a limpar nunca mais funciona bem, portanto pule fora desta encrenca.

Talvez com estas dicas você agora se aventure  consertar este tipo de eletrodoméstico que em termos lucrativos  acaba sendo bem melhor que consertar um TV de 40 polegadas uma vez que o risco de retorno em garantia é bem baixo.

Uma última recomendação. Se for consertar na casa do cliente não deixe em hipótese  alguma crianças por perto.

Prenda-as numa “jaula”, se for possível, junto com os adultos que também têm a mania de ver com os dedos.

Se   quiser saber mais sobre o assunto veja meu livro GANHE DINHEIRO CONSERTANDO FORNOS DE MICRO-ONDAS.

CLIQUE NO LINK ACIMA E PEGUE A SUA AMOSTRA GRÁTIS DO LIVRO ANTES DE COMPRAR.

E depois é só começar a faturar.

Até sempre.

vitielo completo-min

 

 

 

 

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Deixe seu comentário

  1. paulo o meu microondas é da marca Eletrolux, no momento está inativo, pois apresentou defeito, ele liga mas fica um som como se tivesse “roncando” e sai um pouco de fumaça na lateral direita, como se viesse do emissor de microondas, o que pode ser? tem como trocar apenas uma peça?

    • Prezada Sophia
      Em primeiro lugar uma pergunta: você tem algum conhecimento de eletricidade? Se não tem, então não tente mexer num forno de micro-ondas. É perigoso. Pode matar.
      A sua pergunta lembra-me um pouco alguém que liga para um médico e diz: – Doutor, estou com um dor aqui do lado. Será que é o fígado? Que remédio eu tomo?
      Mas vamos ao seu forno, não importa a marca. Em princípio pela sua descrição, o ronco e a fumaça devem estar sendo produzidos pelo transformador de alta tensão (2000V) que está sofrendo uma sobrecarga que pode estar sendo provocada pela Magnetron, o capacitor de alta ou o diodo de alta defeituoso. Mas aqui eu me comparo ao médico, é preciso ver o paciente e fazer alguns exames.
      Se você tem conhecimento teórico e prático sobre eletricidade o meu livro pode lhe ajudar muito, se não tem é melhor procurar um técnico.

  2. Bom dia caro amigo . Tenho um forno microondas Brastemp Ative 30 ltrs modelo BMS45BBHNA Versao 00 serie MA4167191 Potencia 1,35 Kw. O mesmo esta apresentando defeito no contato ou similar ao cabo flex . Todos os contatos para programar estao ok , mas para ligar e desligar nao funciona . Retirei o vabo flex e recoloquei , mesmo asim nao deu diferença, Voce poderia dar algo para que eu possa sanar o defeiro ? . Pensei em trocar o contato externo , mas tenho que ter certeza aonde esta o problema ,. Fico grato por sua ajuda . Bom domingo

    • Caro Luiz
      Você já verificou as chaves de portas como eu descrevo no meu livro?
      Elas costumam apresentar bastante defeito e o sintoma e não ligar como você menciona.

  3. A diferença do fusível de forno microondas do de vidro comum é que o do microondas é retardado? É isso?

    • Olá Sam
      Obrigado pela pergunta. Ela me ideia para um próximo artigo falando sobre fusíveis. Não, o fusível de micro ondas não é retardado. E por que ele é “diferente”? Ele é um fusível cerâmico. Estes fusíveis são recomendados para altas correntes. O Fio está imerso em areia para que quando o fusível romper por alta corrente não produza vaporização do material. Quando a corrente é muito alta e o fusível aquece muito antes de romper e, às vezes, produz um película condutora que faz com que o fusível ainda continue conduzindo por alguns milisegundos o que não é bom. São aqueles casos em que vemos o vidro todo enegrecido. Emergencialmente podemos usar fusível de vidro no micro ondas contanto que respeitemos a corrente e a tensão de trabalho também (geralmente para 250V).
      Os fusíveis retardados têm uma espécie de mola que pode ser vista através do vidro.
      Acho que esqueci de mencionar estes detalhes no meu livro. Vou rever, assim que puder, e se for o caso fazer uma revisão que todos os compradores poderão baixar novamente sem custos.
      Espero ter esclarecido
      Abraços

  4. Boa tarde. Sr. Brites. Eu tenho difuldade a micronda e sou tecnico. Por exp. A micronda estava trabalhar e queimou logo ao diodo. Eu pedi o colega meu da esquema da micronda. E passado +- 20min e estava td bem ver a magnetron, condesador, microswst, … . o que será?
    Obrigado. Bruno

    • Qual Bruno
      Sugiro que você leia o meu livro em PDF Como Ganhar Dinheiro Consertando Fornos de Micro ondas que é vendido no meu site por um valor simbólico de R$9,90 onde encontrará bastante explicações.

  5. Bom dia Paulo Brites! Estou com um problema no meu microondas e não quero levá-lo para consertar, pois fiz um orçamento e condenaram o micro. Só comprando outro. Achei absurdo e resolvi eu mesmo consertá-lo ou pelo menos tentar. Acredito que ele nao foi condenado, pois ele da sinal de vida, conforme explicarei a seguir. Pois bem, o microondas é um Brastemp Ative! e ele estava funcionando normalmente, porém eu não sei se ele foi ligado em 220v (sendo que ele é 127v). Minha casa estava em reforma e os pedreiroa usavam ele para aquecer suas comidas, entao é bem provavel que isso tenha ocorrido. Vamos a tentativa de conserto: Abri ele e de cara troquei o fusível, pensando ser isso. Mas foi em vão. Painel não liga e não aciona qualquer tecla que se aperte. Retornei a colocar o fusível que pensei estar queimado. Nada aconteceu, até que resolvi abrir a porta do microondas e ele deu sinal de vida. Quando abro a porta ele liga a luz, o prato gira e o ventilador gira tbm, mas o painel continua não ligando. Fecho a porta do micro e ele desliga. Já olhei vários e vários vídeos na internet, mas os vídeos o caso é quase igual, o único diferencial é que nós vídeos os micros estão funcionando, porém quando abrem a porta eles funcionam. Já o meu não. Fiz todos os procedimentos de teste nas micro-chaves e elas dão sinal de vida no multímetro, os fios que vem da tomada, levam corrente até as lâmpadas, até as micro-chaves, até a placa, porém não achei corrente indo até o transformador, não consegui testar o diodo e nem o capacitor de partida onde fica os dois diodos. Não dá sinal nenhum. Já coloquei em todas as marcações do multímetro e nada. Não sei mais oq fazer. Se puder me ajudar.

    • Caro Vinicius
      Espero que você tenha um razoável conhecimento de eletricidade para poder tentar consertar um micro ondas. O artigo em questão é superficial Eu sugiro que você lei o meu livro onde há muito mais detalhes. O livro custa baratinho só 9,90. Em principio eu diria que pode ser (não estou afirmando) a membrana de contatos do painel Micro controladores dão pouco defeitos Eu diria que menos de 5% das vezes. Uma coisa importante é que o contato das chaves tem que dar ZERO ohms mesmo, não pode ser quase zero.

      • Boa noite Paulo Brites!!!

        Primeiramente, obrigado pelo retorno. Nem tinha visto que havia me reapondido. Visualizei somente hoje. Pois vem, convenci de levar na autorizada Brastemp. Queimou o transformador da placa. Pelo menos foi oq me informaram. R$250,00 para arrumar. Sei que esse valor varia de cidade para cidade, estado para estado e de país para país, mas mais ou menos pelo oq o Sr. entende, esse valor procede?

        Sem mais para o momento.

        Att.,

        Vinicius Bohrer Ludwig

        • Caro Vinicius
          Por alguma razão seu comentário ficou perdido aqui e só agora eu vi.
          Embora tardiamente, vou responder assim mesmo.
          A maioria das empresas n]ao querem mais vender o transformador somente a placa completa que custa em torno de 150,00 e aí mais mão de obra, impostos e custos operacionais da empresa Um solução para baratear é mandar enrolar o transformador mais os bons profissionais que faziam estes pequenos serviços estão desaparecendo. Às vezes um técnico autônomo ou de uma pequena empresa pode menos.

  6. Olá Paulo,
    Estou procurando informações na internet mas não encontrei nada que me passou firmeza até o momento. Lendo seu artigo sobre “quem tem medo de consertar forno de micro-ondas” senti que realmente encontrei uma pessoa que entende do assunto e gostaria de pedir sua orientação: Tenho um micro-ondas LG MB-274 PL que minha mãe comprou em 2002 e que nunca deu problema. Funciona perfeitamente até hoje. Essa semana a pessoa que costuma fazer a limpeza adoeceu e eu resolvi fazê-lo. Enfim, encontrei no canto do fundo do forno uma bolha no esmaltado e um pequeno furo causado por ferrugem com abertura para fora do mesmo. Pela idade do aparelho não creio encontrar mais peças para o conserto. Como ele está funcionando perfeitamente bem, eu pergunto: isso pode causar algum problema maior? É perigoso usá-lo assim?

    • Caro Guilherme,
      A resposta é SIM e NÃO kkkkk
      Não tem mais loja e não quero mais saber disso
      Estou aposentado pelo estado como técnico e professor. Dá pra pagar o condominio kkk
      Montei um laboratório no quartinho de empregada onde faço minhas brincadeiras.
      Conserto algumas raridades e desensolvo as ideias que publico no site.
      Abraços

  7. Sr. Paulo,

    Tenho um Microondas Brastemp Mod.BMK27abbna, hora acende a luz interna e funciona, outra hora não. Sera problema de mau contato nas microchaves, ou no rele da placa de controle que aciona a luz e os motores…

    • Olá Claudia
      Se você tem um furo no interior do gabinete isto significa que haverá vazamento de microondas por ali para o exterior o que não é recomendado.
      Outra questão é como a parte metalica está exposta vai acabar havendo faiscamento lá dentro o que tmabém não é recomendado.
      Eu sou muito exigente com realação a questões de segurança e sugiro que, assim que puder, troque de forno e destrua este para ninguém usar.
      Este é o meu ponto de vista.

  8. Vou dar uma olhada no seu livro de conserto de micro-ondas,ja tenho conta no hotmart,vc também teria alguma coisa sobre conserto de tvs de plasma e lcd troca de capacitor e consertos geral.

    • Tem alguma coisa neste sentido publicado pelo Fernando José do Clube do Técnico que eu anuncio no meu site.
      Sugiro que você se inscreva no site para receber meu livro GRÁTIS sobre resistores e lhe mandarei outras informações.

  9. Ola gostaria de saber se posso tirar o capacitor do lugar sem susto, porque me disseram que ele explode e verdade ou não,tenho que troca-lo junto com o diodo porque esta queimando os fusíveis que coloco.

    • Olá Juliana,
      Se você não tem experiência e conhecimentos de eletricidade é melhor não mexer.
      O capacitor não explode, mas IMPORTANTE QUE O FORNO ESTEJA DESLIGADO (TOMADA FORA DA PAREDE).
      Existem varias causas para fusível queimar. No meu livro há mais detalhes.
      Não sei porque você “acha” que o capacitor.
      Se você é técnica ou estudante sugiro a leitura detalhada do livro.

  10. Olá, meu caro amigo, Paulo Brites! Satistação poder falar com você! Vi sua matéria e me interessei muito por este seu “Best Seller”! Como faço para conseguir comprar esse livro seu? Eu sou técnico em informática, máquinas de lavar e tenho uma grande procura por reparos em microondas também. por isso, quero agregar conhecimentos nessa área técnica. Por favor, queira me passar o valor desse livro, através do meu e-mail. Desde já, eu lhe agradeço, esperando contar com a sua atenção,amigo!

    Att. Elly Santos

    • Olá Elly
      As instruções para comprar o livro estão no site O preço é 9,90 O livro é entregue num arquivo em PDF.
      Você fará a compra através da Hotmart. Qualquer dúvida escreva para contato@paulobrites.com.br
      Abraços

  11. Como vai, gostaria de um informação o microondas Brastemp Activ aqui parou, não acende nada, mas estou com dificuldades para saber qual é a nota fiscal relacionada a ele. Mudamos recetemente e o da minha cunhada e o nosso são iguaizinhos, na mudança nem soubemos separar kkk. Detalhe q um tem mais de 1 ano e o outro não.
    Se puder esclarecer agradeço.

    • Prezada Katia

      Em primeiro lugar, você tem conhecidos sólidos em eletricidade?
      Pelo seu “comentário” me pareceu que não, posto que e tivesse teria conseguido chegar a algumas conclusões com a leitura do post
      O forno de micro-ondas possui uma área de alta tesão extremamente PERIGOSA, por isso se não tiver este conhecimento sugiro que não tente consertá-lo. Procure uma assistência técnica.
      Daqui há alguns dias vou publicar um livro sobre conserto de micro-ondas, mas ele se destina a pessoas com conhecimento e experiência em eletricidade.
      Por outro lado se você for do ramo entrar em contato pelo formulário de contato e me passe mais detalhes.

    • Bom dia! Primeiro meus parabéns ao amigo Brites por mais este ótimo trabalho!
      A Srª Kátia, entendi que seu forno está com defeito e vc deseja saber se o mesmo está na garantia da fabrica, pois pelo seu comentário, entendi também que vc não é técnica em eletrônica e sim uma usuária apenas. Localizar a nota fiscal entra as duas que vc citou deve ser simples se observar o número de série que existe na etiqueta traseira do forno. Se são iguais mesmo, eles seguem uma ordem numérica e o que foi comprado antes deve ter um número de série menor do que o segundo forno. Se vc sabe quem comprou primeiro, vc ou sua cunhada,não será difícil saber qual deles está na garantia. Mas aproveitando, aviso que não vai adiantar querer levar a nota do mais novo para passar o forno mais velho como se estivesse ainda dentro do prazo pois pelo número de série, o posto vai verificar a data e onde ele foi vendido e assim se as notas não baterem com o número de série do forno, vão te cobrar pelo conserto mesmo assim!

      • Valeu Fenando pela sua observação.

        Esta hipótese nem havia me passado pela cabeça, pois a intenção do site e discutir assuntos técnicos.

  12. Olá Brites
    Que nostalgia me dá lendo teus artigos,

    um grande abraço,

    Crispim

  13. Eu apenas quis dizer que você não só “ensina a pescar” e sim onde “encontrar os melhores peixes” (mais ou menos assim, longe de mim ser mal interpretado). Abraços e admiração.

    • Valeu Nário

      Houve uma mal entendido de ambos os lados.

      Aproveitando o seu comentário acrescento, é esta politica populista dos nossos governantes de só dar o peixe (de preferência frito) que vem desgraçando o nosso país.
      Trabalhar pra quê, estudar pra quê, se pode conseguir tudo de graça.
      Só que alguém tem que para a conta e não é governo, pois governo não trabalha e não produz (literalmente).

      Abraços.

    • Caro Alexandre
      Meus escritos têm caráter didático, assim antes de apontar qual a peça trocada eu explano qual o raciocínio foi usado para chegar lá.
      Sempre defendi que a teoria tem que caminhar junto com a prática, mas sem saber como alguma coisa funciona o conserto pode até dar certo por mera sorte e isso não é consertar é chutar.
      Abraços
      Paulo Brites

  14. O único lado ruim dos artigos de paulo Brites sobre reparação é que a eletrônica perde um pouco a graça: vamos direto ao causador do defeito.