search
top

Os resistores de cinco e seis faixas

Os resistores de cinco e seis faixas

À medida que os circuitos eletrônicos foram ficando mais sofisticados surgiu também a necessidade de componentes mais precisos e um deles é o sempre presente resistor que não se limita mais a apenas quatro faixas coloridas para indicar seu valor.

Os resistores de cinco e seis faixas passaram a ser triviais em muitos circuitos, em especial em fontes chaveadas onde resistores de baixo valor exigem muita precisão.

O técnico reparador precisa estar muito atento a isto, ou corre o risco de encontrar um resistor aberto ou alterado e por ter dificuldade em ler seu valor ou não encontrá-lo no comércio colocar “qualquer coisa parecida” e defeito persistir ou, o que é pior, se tornar mais complicado e virar uma “metástase” alastrando-se pelo aparelho até torná-lo “inconsertável”.

Tentando dar uma mãozinha aos novatos no ramo ou mesmo os mais antigos, às vezes, um pouco “fora de forma” resolvi escrever este post sobre resistores de cinco e seis faixas cada dias mais presentes.

Os resistores de cinco faixas

Resistor de 5 faixas

Resistor de 5 faixas

A tabela de cores não muda, é aquela nossa velha conhecida que todo técnico que se presa deve, ou melhor, tem que saber “de cabeça”.

Só que no caso dos resistores de cinco faixas as três primeiras faixas correspondem aos três primeiros dígitos enquanto a quarta faixa é o fator multiplicador.

E aqui começa a primeira diferença em relação aos resistores de quatro faixas onde a terceira faixa é o fator multiplicador.

Suponhamos um resistor de cinco faixas com as seguintes cores: marrom, vermelho, vermelho, laranja e marrom.

Se fosse um resistor de apenas quatro faixas onde as três primeiras fossem marrom, vermelho e vermelho este resistor seria de 1200 ohms.

Entretanto, para um resistor de cinco faixas as quatro primeiras nos dá 122.103ohms = 122.000 ohms (no popular, 122k que é bem diferente de 1k2) e a quinta faixa, marrom, no exemplo, corresponde a 1% de tolerância.

Acompanhe na tabela a seguir.

Código de cores para resistores de 5 faixas

Código de cores para resistores de 5 faixas

Observe que no resistor de cinco faixas além de termos muito mais valores que os fornecidos pelos de quatro faixas temos ainda outras cores para tolerância além de ouro e prata podendo-se chegar a “absurda” precisão de 0,05% como é o caso do cinza, enquanto num resistor de quatro faixas ficamos com apenas 5%, na melhor das hipóteses.

Os resistores de seis faixas

Resistor de 6 faixas

Resistor de 6 faixas

A única diferença entre os resistores de cinco faixas e os de seis faixas é que a sexta faixa nos dá um parâmetro designado como TCR que significa Coeficiente de Temperatura da Resistência cuja unidade de medida é ppm/k que se lê como “parte por milhão por grau Kelvin”.

Por que é preciso saber isto?

Você há de convir que um resistor de cinco ou seis faixas não é barato e, portanto o fabricante não os coloca no seu produto porque estava a fim de gastar mais, não é mesmo.

Código de cores para resistores de 6 faixas

Código de cores para resistores de 6 faixas

Logo a minha sugestão é que ao encontrar um resistor deste tipo defeituoso não o substitua por qualquer resistor Ching Lin ou as coisas podem se complicar.

Você pode argumentar, mas onde encontrar estas “moscas brancas” para comprar?

Bem, aqui no Brasil eu sinceramente não sei.

O objetivo do post foi alertar para o problema e não dizer como resolvê-lo.

Como diz o ditado “o pior cego é aquele que não que ver”, então abra bem os olhos antes de sair trocando resistores de qualquer jeito.

Para finalizar este post com chave de ouro clique em Código de cores de resistores é ganhe um post para colocar na parede da sua oficina.

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

7 Responses to “Os resistores de cinco e seis faixas”

  1. Jose Tarouco Correa Jr disse:

    Professor e/ou Instrutor é uma atividade que exige uma certa ” qualidade ” ou seja, a capacidade de transmitir o conhecimento de maneira clara e objetiva, por mais complexa que seja a matéria.
    Tive o privilégio de ter contato com o material didático de sua autoria.
    Parabéns e Obrigado

    • paulobrites disse:

      Caro José muito obrigado pela sua participação e comentários. Lembro que se quiser ser informado de cada novo post basta se inscrever no site.
      Abraços
      Paulo Brites

  2. Luciano disse:

    Muito bom e esclarecedor. Gostei do poster.

  3. Airton Campitelli disse:

    Gostei, muito bom.

  4. Airton Campitelli disse:

    Prof. Paulo Brites, posuo diversos livros de vossa autoria , Seus esclarecimentos são didáticos e objetivos, Ótimos.

Deixe seu comentário

top