search
top

O futuro do livro em papel e outras coisas


Propaganda dois livrosO título “o futuro do livro em papel e outras coisas” deste post parece não ter muito a ver com o perfil do blog, mas já você irá entender porque eu resolvi escrevê-lo.

Dia desses recebi um daqueles milhares de e-mails que recebemos toda hora que vão desde receita infalível para emagrecer até como evitar ser assaltado na saída do banco.

Dependendo de quem manda e do título eu abro, dou uma espiada e resolvo se vale apena ler e até “salvar” (antigamente era arquivar, guardar).

Pois bem, recebi um que falava de nove coisas que irão desaparecer nos próximos anos, como dinheiro de papel, jornal, cartas e dentre elas o livro de papel.

Aqui entra o objetivo do meu post: livro de papel.

Recebo muitos pedidos de pessoas que gostariam de comprar meus livros, mas só o fariam se fossem a moda antiga, ou seja, de papel.

Quando lancei meu primeiro e-book “Ganhe Dinheiro Consertando Fornos de Micro-ondas” passei um bom tempo pensando se deveria lançar uma edição em papel e acabei decidindo que não e já explico por que.

Resolvi que todos os meus livros deveriam passar a ter fotos coloridas e aí começa o primeiro problema, um livro colorido fica muito caro para ser impresso e eu teria que bancar uma edição de, no mínimo mil exemplares, pagos à vista para receber a prazo.

Temos que pensar também na sustentabilidade do nosso planeta, e este foi o meu argumento definitivo para fazer o e-book.

Agora veja as vantagens do e-book da maneira como eu comercializo através do Hotmart.

  • Após efetuar o pagamento, poderá receber o link para baixar o arquivo em PDF, quase que imediatamente (a menos que você pague por boleto bancário).
  • Se você quiser imprimir o livro para tê-lo em papel você pode optar por imprimir colorido ou preto e branco e nem precisa imprimir o livro todo, só que lhe interessa mais.
  • Você terá o arquivo no seu computador (mas não é preciso), tablet ou smart fone para ver e tirar alguma dúvida a hora que quiser, onde você estiver e até ampliar uma foto para ver mais detalhes.
  • Eu disse que não é preciso ter o arquivo guardado com você (é bom tê-lo como back up) porque o arquivo vai ficar “na nuvem” lá no Hotmart e assim, a hora que você quiser pode acessar o livro pela Internet em www.hotmart.com através do seu login e senha.
  • E finalmente o quarto motivo puxa este. Se eu fizer uma revisão do livro ela irá par o Hotmart e você terá a versão atualizada sem precisar comprar o livro outra vez o que já não acontece com o livro em papel.

Não tem jeito tempos modernos, soluções modernas. Ou nos rendemos a elas ou ficamos fora da festa.

Pense nisso. Clique nos links abaixo baixe as cópias de avaliação e decida o que fazer.

       Quer avaliar Ganhe Dinheiro Consertando Fornos de Micro-ondas clique no link

Quer comprar Ganhe Dinheiro Consertando Fornos de Micro-ondas clique no link

       Quer avaliar  O que todas as pessoas precisam saber sobre Eletricidade clique no link

Quer comprar O que todas as pessoas precisam saber sobre Eletricidade clique no link

Agora, uma notícia ruim. Minha ideia era manter o preço dos livros bem baixo, mas os rumos da economia do nosso país estão tornando contornos difíceis e eu não sei por quanto tempo vou manter este precinho de “avô pra neto escondido do pai e da mãe”! Uma hora dessas acho que vou ter que fazer uma “correção do preço”, como dizem os economistas.

Até sempre

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

11 Responses to “O futuro do livro em papel e outras coisas”

  1. xande disse:

    Não sei porque editoras como antenna e saber eletrônica não publicam suas revistas em formato digital.

    • paulobrites disse:

      Caro Xande
      Primeiro porque os anunciantes sumiram e os colaboradores também
      A Saber Eletrônica acho que ainda tem versão digital.
      A Internet fez tudo mudar e até os jornais estão mudando.
      Novos tempos

      • Luciano disse:

        Eu comprava regularmente a edição em papel da Saber Eletrônica e da Eletrônica Total. Quando as revistas sumiram, não me interessei em procurar a edição digital, pois detesto ebooks. O ponto negativo desse sumiço foi que perdemos um importante veículo de divulgação da Eletrônica. Há nas bancas de jornais uma grande variedade de revistas em papel, tratando de assuntos como carros, aviões, defesa, etc. Por isso, penso que houve um desinteresse pela Eletrônica nos últimos dez ou quinze anos, provocado talvez pelo avanço da Internet e da TI, que passaram a atrair uma grande quantidade de jovens interessados em tecnologia.

        • paulobrites disse:

          Caro Luciano
          A questão é que o custo de uma revista de papel não está só na revista o custo maior está na disrtribuição e que a revista não se paga pelo preço de capa e sim pelos anuncios.
          Não dá pra comparar o valor do anuncico de um carro ou de um cosmético, por exemplo, com de uma lojinha de peças eletrônicas
          Os fabricantes de eletro eletrônicos não têm interesse em anunciar em revistas para técnicos porque eles odeian técnicos.
          E assim só restou mesmo o e-book, não tem outro jeito.
          Abraços

          • Xande disse:

            Será que pelo menos uma meia duzia de técnicos competentes que escrevem ao jornal Ícone, por exemplo, não se interessariam em “ressuscitar” a revista Antenna em formato ebook ? pois a distribuição é via download. Acho que o Brasil tá se lascando no segmento de artigo sobre eletrônica.

          • paulobrites disse:

            Caro Xande
            Eu mesmo já tentei isto, mas é complicado. As pessoas se comprometem e depois pulam fora principalmente se não tiver fim lucrativo.
            Precisariamos apoio financeiro de empresas e ninguém tá querendo colocar dinheiro em algo que não dá retorno.
            No Brasil não temos mais fabricantes de componentes eletrônicos e os lojista são muito roda presa, em geral.

  2. Iracy de Souza Campos Filho disse:

    O PROBLEMA QUE QUANDO FORMATO O COMPUTADOR PERCO TUDO

  3. Gerald disse:

    Hi Paulo,

    Good points. Personally I still love paper books but I have to admit the advantages of ebooks. One of the big advantage also is the possibility to quickly search for a word or a topic (using CTRL+F).

    Abraços,
    Gerald

    • paulobrites disse:

      Thanks Gerald for your precious comment including CTL + F option. I´m going translate you you comment for brazilian people
      “Boas observações. Eu, pessolamente ainda adoro livros em papel, mas tenho que admitir as vantagens dos e-books. Uma grande vantagem também é a possibilidade de rapidamente pesquisar alguma palavra ou tópico com o comando CTRL+F”

      Abraços
      Paulo Brites

      • O PROBLEMA QUE QUANDO FORMATO O COMPUTADOR PERCO TUDO

        • paulobrites disse:

          Caro Iracy
          Não se preocupe com isto, pelo contrário você está muito mais seguro com este sitema.
          A qualquer hora, em qualquer lugar do mundo e em qualquer computador você pode entrar no Hotmart com seu login e senha e o livro continuará lá.
          A outra alternativa que eu uso é manter as coisas importantes em um HD virtual como o google drive ou o dropbox e ainda tenho um HD externo com tudo guardado lá.
          Você pode imprimir o livro também. Se não tiver impressora é só levar o arquivo em um pen drive numa copiadora e mandar imprimir do jeito que você quiser (preto e branco ou colorido).
          Habitue-se a isto porque num futuro não muito distante não haverá mais livro de papel, alías o dinheiro de papel também não.O planeta Terra agradece por não continmuarmos desperdiçando o que há de mais sagrado na Natureza: as árvores, sem elas não há oxigênio e não há vida!
          Abraços
          Paulo Brites

Deixe seu comentário

top