search
top

Gato escaldado (literalmente!) na Ponte de Wheastone

Gato escaldado (literalmente) na Ponte de Wheastone

Caçando gatosO atento leitor Antonio caçou um gato (e dos grandes) na finalização da solução da questão 33 da UFSJ que eu apresentei no post de hoje (07/01/2015).

O examinador foi experto em colocar as resposta de modo a induzir o candidato a errar na finalização e eu cai na pegadinha.

O valor de R4 foi calculado como 60 ohms. Até ai tudo certo.

Só que o eixo das resistências é o vertical (Y) e o valor de 60 ohms precisa ser interpolado entre 50 e 70 para nos dar a temperatura que está no eixo horizontal (x) como 50ºC.

Gráfico da Questão 33 UFSJ

Gráfico da Questão 33 USFJ

Na pressa, ontem à noite já com sono, eu olhei o número 60 no eixo x e já partir direto para a resposta 70 no eixo y. Aí é que estava a pegadinha, colocar uma resposta errada que “parece” correta. É uma forma de avaliar também o nível de atenção do candidato. Eu também faço isso quando preparo provas (às vezes o feitiço se vira contra o feiticeiro!) 

Por isso, para se passar em concursos é preciso fazer muitos exercícios para habituar o cérebro e ser mais atento e com certeza, estar descansado!

Resumindo: – a resposta correta é a letra C e não a letra A como eu indiquei.

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

Deixe seu comentário

top