search
top

Fontes ou geradores de corrente constante


Em março de 1981 eu escrevi um artigo para a Revista Antenna intitulado Fontes ou Geradores de Corrente Constante que eu estou tirando “do meu baú” e colocando hoje aqui no site.

Quando eu comecei a lecionar eletrônica no curso técnico, lá pelos idos de 1970, eu percebia que os alunos tinham muita dificuldade em entender a diferença conceitual entre fonte de tensão e de corrente.

Praticamente uma fonte ou gerador de tensão é associada a uma pilha ou bateria e quando se mede o que “existe” nos seus terminais encontramos tensão. E a corrente, onde está?

Logo nas primeiras aulas sobre transistores eu notava estas dificuldades que os alunos tinham e entender porque se diz que um transistor é um amplificador de corrente e a válvula (hoje os Fets e Mosfets) é um amplificador de tensão.

Passei a fazer uma aula “extra” para abordar este assunto incluindo o conceito de Fonte ou Gerador de Corrente Constante

Sempre me pareceu que os autores de livros e os professores pensam que todo mundo entende com facilidade certos assuntos que embora para eles sejam muito simples se analisarmos com mais detalhes veremos que não são tão simples assim.

Meu lado de professor de matemática me fez ser exigente com os conceitos, pois este é um dos pré requisitos da matemática, a precisão nas definições, pois é a partir delas que tudo mais será construído.

Foi esta paixão por tentar explicar as coisas da forma mais didática possível que me levou a escrever sobre tópicos como este que gerou o artigo que agora repriso aqui no site.

Espero que gostem. Aguardo os comentários.

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

2 Responses to “Fontes ou geradores de corrente constante”

  1. Jony Pulz disse:

    Olá professor Brites,
    Não estou conseguindo baixar a matéria, poderia disponibilizar um outro link? Desde já agradeço sua atenção.

Deixe seu comentário

top