search
top

Conhecendo um pouco os novos televisores LCD e LCD LED da Philips

Sábado próximo, 20 de setembro, o meu amigo Fernando José irá ministrar aqui no centro do Rio um treinamento sobre novos televisores LCD e LCD LED da Philips conhecidas como “linhas 3000, 4000, 5000, 6000 e 7000”.

Um fato curioso sobre estes novos televisores LCD e LCD LED da Philips, que para o comprador é irrelevante, mas para o técnico passa a ter certo interesse é saber que desde 2012 a Philips deixou de produzir seus televisores em fábricas próprias passando a produção pra sua subsidiaria chinês TPV (Top Victory Company) a mesma que fabrica os televisores AOC vendidos aqui no Brasil.

O técnico poderá reconhecer este detalhe observando o código iniciado por 715 que aparece na indicação numérica das  PCIs  ou na etiqueta na parte de trás do aparelho (que o comprador só verá depois que tirar o mesmo da embalagem).

Indicação na PCI

Indicação na PCI

   

A mesma indicação 715 também aparecerá na PCI da fonte como vemos na figura abaixo.        

 

Indicação "715" na PCI da fonte

Indicação “715” na PCI da fonte

 

Já que o problema existe e está ai temos que conviver com ele é conveniente que o técnico se inteire de alguns detalhes novos que estão surgindo nos modeles lançados aqui no Brasil e um deles aparece na etiqueta onde as letas PFL entre o tamanho da tela e modelo propriamente dito foram substituídas por PHG.

Por exemplo, em vez de 39 PFL 4007 passamos a ter 39 PHG 5509.

Por que que o técnico precsia saber isto?

Para saber que se trata não só de um modelo novo mas que possui características que o diferem de certa forma, bastante dos anteriores!

Só para você ter uma ideia do que mudou nestes novos modelos em relação aos “antigos”, comecemos falando das fontes que, todo mundo sabe, é onde está o “coração” do aparelho.

Até então estávamos acostumados com uma fonte stand by tipo allway, que entra em operação assim que o tv seja ligado à rede elétrica a qual gerava 5VDC nos modelos mais antigos e 3,3VDc nos mais recentes.

A partir desta tensão, chamada “tensão de stand by”, que será levada até a main unit onde serão geradas as demais tensões por circuitos conversores DC-DC e reguladores de tensão que têm a missão de alimentar o microcontrolador que irá liberar o comando power on quando o usuário acionar a tecla power no controle remoto ou no teclado do tv.

Este comando, por sua vez, irá “devolver” ao circuito da fonte de alimentação uma informação em forma de nível lógico chamada PS_ON, RELAY ON, PWR ON ou algo similar cujo termo técnico exato depende da marca do tv.

A partir daí é que as demais tensões serão geradas e o televisor entra totalmente em funcionamento.     

 

Legenda na PCI da Fonte

Legenda na PCI da Fonte

                                                                  

Entretanto, nos “novos” tvs Philips a fonte produz em stand by uma tensão de 12VDC que alimenta a main unit e nesta é que os 5VDC serão gerados e enviados de volta à fonte para, então ser liberado o acendimento do back light.                                                                                                                   

Circuito da fontes dos novos tvs Philips

Circuito da fontes dos novos tvs Philips

                                                                   

Em resumo, nestes novos televisores Philips, assim que eles são ligados à tomada, eles estão quase totalmente alimentados (e desperdiçando energia) esperando apenas que o usuário pressione o POWER ON para o acendimento da back light.

Percebeu que há um novo conceito, bem diferente daquele com o qual já estávamos acostumados(ou pelo menos, nos acostumando)há mais de 20 anos?

São estas coisinhas que exigem que o técnico esteja permanetemente se reciclando, poi se ele não se recicla de trumbica!

Então, até 20 setembro para saber mais.

Cartaz SETEMBRO 2014

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

Deixe seu comentário

top