search
top

Baú do Brites

Baú do Brites

Estou “inaugurando” dentro do meu site uma nova página de artigos sobre eletrônica que resolvi chamar de “Baú do Brites” e já explico o porquê deste título.

Meu debut no “mundo editorial eletrônico” ocorreu em maio de 1979 com meu primeiro artigo (a gente nunca esquece!) na “saudosa” Revista Antenna.

O tema escolhido por mim e aceito pelo GAP (Dr. Gilberto) diretor da Antenna foi “Calculando Circuitos Integradores e Diferenciadores” onde eu tratava de um assunto muito badalado na época, mas que ainda é pertinente saber entender até hoje.

Os termos “integradores e diferenciadores” remetem aos conceitos de diferencial e integral, temas que estudei muito bem com, meu inesquecível professor de matemática, Paulo Baptista de Oliveira, o “PBO”.

Debrucei-me a entender o vinculo entre a matemática e a eletricidade e resolvi escrever algo que, embora tivesse que se apoiar em conceitos difíceis para maioria das pessoas pudesse ser apresentado de maneira prática e objetiva para qualquer mortal.

Entretanto, não queria ficar só na teoria como na maioria dos livros. Fazia-se necessário levar a teoria para a prática. Tive a ideai de colocar alguns oscilogramas mostrando como os circuito se comportavam  para “agregar valor” (como se diz hoje) à matéria.

Nesta época eu trabalhava na Embratel e tinha ao meu “alcance” um bom osciloscópio Tektronics e uma câmera Polaroid que podia ser acoplada à tela e fazer as fotos dos resultados, ou seja, os oscilogramas. Tecnologia de ponta!

Comprei o filme (que era bem caro, por sinal) e realizei as fotos nas horas vagas em um dos meus turnos de trabalho de madrugada.

A partir deste artigo entusiasmei-me com a ideia de escrever e muitos outros vieram em seguida.

Modéstia a parte, acho que produzi muito material que pode ser útil, ainda hoje, 35 anos depois, para muito estudantes ou quem precisa reciclar-se e que não  deveria se perder ou ficar guardado no fundo do baú.

E é aí que entra o “Baú do Brites”. Vou disponibilizar, periodicamente, os arquivos em PDF no aqui meu site os quais me foram gentilmente fornecidos pela Maria Beatriz Afonso Penna da Revista Antenna.

Os artigos não serão reescritos e por isso, não contemplam a Nova Ortografia da Língua Portuguesa (que só os brasileiros são obrigados a usar). Também me preocuparei em seguir a ordem cronológica em que foram publicados.

A tecnologia pode avançar, mas os conceitos básicos serão sem atuais. Uma prova disto são as “descobertas” de Copérnico, Galileu e Newton, só para citar alguns destes gênios da ciência,

Deixe seu comentário

top