search
top

ARDUINO Um Guia Básico para Iniciantes

 ARDUINO Um Guia Básico para Iniciantes

é um guest post preparado pelo meu amigo João Alexandre da Silveira.

Hoje a palavra “arduino” já faz parte do vocabulário de qualquer estudante de eletrônica, mas não era bem assim em 2009 quando eu conheci esta “coisa” estranha.

Um belo dia do mês de fevereiro daquele ano fui consultado por Alexandre Brautigam, por indicação de um amigo comum, da possibilidade de fazer uma instalação de sensores de presença acionados pelo Arduino no projeto Sereia Lab de Elen Nas que seria apresentado na Caixa Cultural no Rio de Janeiro.

Mesmo sem saber o que era Arduino topei o desafio e com muito trabalho tudo, no final, deu certo. Meu nome não apareceu nos créditos, mas eu fui o responsável por aquela “loucura” funcionar e estava nos bastidores na hora da inuaguração cruzando os dedos.

Pouco a pouco fui entendendo o que era aquela “coisa” pesquisando no Google, embora as informações por aqui ainda fossem bem escassas e depois passei a ideia para o João Alexandre e realizei uma palestra no Colégio Estadual Ferreira Vianna para alunos do curso técnico de eletrônica a convite do meu amigo professor César Bastos.

Contaminei todo mundo!

Comecei a escrever sobre o assunto, mas acabei abandonando a ideia por falta de tempo e deixe por conta do Alex.

Confesso que tenho certo trauma de programação desde os tempos do FORTRAN (alguém aí se lembra disso?) no curso de Cálculo Numérico na UFRJ lá pelos idos de 74. Prefiro o “corpo a corpo” com os componentes eletrônicos.

Depois desta “introdução” segue o belo artigo do meu convidado, espero que apreciem.

CLIQUE AQUI para ler o post na íntegra.

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

Deixe seu comentário

top