Análise da fonte do mini system Philips NTRX-500 Parte I

Análise a fonte do mini system Philips NTRX 500  Parte I

Outro dia me fizeram um questionamento sobre uma chave “estranha” que aparece na fonte do Philips NTRX-500 que é um mini system bastante vendido no final de 2015 e que eu diria, em uma comparação com aquele CD de músicas para churrasco, que ele poderia ser chamado de “som para churrasco” (literalmente), mas … tem gosto pra tudo!

Em função desta pergunta resolvi fazer uma análise da fonte do mini system Philips NTRX-500 que espero seja útil para muita gente.

Começo destacando duas características na fonte deste equipamento. A primeira é que se trata de uma fonte chaveada num equipamento de som, ou melhor, duas como veremos a seguir, coisa que não era muito comum até pouco tempo nestes equipamentos.

Outro ponto a ser mencionado é que embora seja uma fonte chaveada ela não faz comutação automática da tensão da rede como as fontes de televisores, por exemplo.

Em outras palavras, se o usuário não ficar atento para colocar a chave 127/220 na posição correspondente à tensão da rede elétrica onde o “barulhento” vai ser ligado (e quem vai se preocupar com este detalhe na hora do churrasco?) irá fazer não a alegria do povo do churrasco, mas sim a dos técnicos reparadores.

O esquema desta fonte não faz parte do manual de serviço da Philips e por uma simples razão, a fonte não é fabricada pela Philips, ou seja, é uma “fonte terceirizada”, como quase todas atualmente.

Vasculhando a Internet pela madrugada, encontrei o esquema da fonte que atende pelo código “pow 1200b_sm”  num site de “língua estranha” (que já não está mais no ar) e que você pode baixar clicando em Fonte Philips .

Sugiro que você imprima estes dois esquemas para facilitar o acompanhamento da análise que será feita aqui e também porque, pelo que parece, se trata de uma verdadeira mosca branca.

Para tornar a explanação mais didática, daqui pra frente chamarei de “fonte 1”  a parte da fonte onde está o cabo de força  e a chave “estranha” a qual tem a missão de fornecer as tensões de +/- 27V para o estágio de potência. A segunda parte da fonte que vou denominar de “fonte 2” produz as tensões de +/12V para a main board bem como as tensões para o cooler de resfriamento do CI de potência e é nela que entra o comando de  stand by pelo pino 7 do conector CON2.      .

A primeira coisa que você deve estar atento é que a fonte 1 só irá ligar, ou melhor, entrar em funcionamento depois que a fonte 2  for ligada através do stand by que vem lá do micon, embora curiosamente a alimentação AC entre na fonte 1 e é nela que está o circuito de retificação e filtragem principal. Veja no destaque da fig.1

Fig.1 - Circuito de entrada da fonte

Fig.1 – Circuito de entrada da fonte

O estágio de entrada da fonte 1 é parecido com o da maioria das fontes de PC projetadas para operar em 127/220V com comutação manual.

Esta fonte, assim como as de PC, é projetada para fornecer SEMPRE uma tensão de +B da ordem de 300V após a retificação  independente da rede ser 127 ou 220V.

O circuito retificador opera de duas maneiras, a saber, como uma ponte retificadora com quatro diodos se a rede elétrica for de 220V ou como um dobrador de tensão de onda completa, usando dois dos quatro diodos da ponte (D3 e D4), caso a rede seja de 127V e o papel da chave “misteriosa” (SW1) que vemos no destaque da figura 1 é justamente fazer a comutação de tensão da rede.

Se a chave estiver ABERTA a fonte irá operar em 220V AC e se estiver FECHADA deverá receber SOMENTE 127V AC e é aqui que mora o perigo.

Na figura 2 eu mostro um redesenho deste circuito para facilitar a sua análise.

Fig.2 - Redesenhando o circuito de entrada da fonte

Fig.2 – Redesenhando o circuito de entrada da fonte

Observe que com a chave SW1 aberta temos a rede elétrica aplicada diretamente à ponte formada pelos diodos D1 a D4 e os capacitores de filtro C53 e C54 em série. Como cada um tem isolamento de 200V o conjunto poderá receber até 400VDC  o que é perfeitamente compatível, pois a tensão DC sobre os dois será, no máximo, 310V (220 x 1,41), ou seja, 155V sobre cada um.

Fechando-se a chave SW1 teremos um lado da rede elétrica ligado ao centro dos dois capacitores e agora somente os diodos D3 e D4 estão funcionando, pois D1 e D2 estarão cortados o tempo todo uma vez que os ânodos e cátodos deles estarão polarizados inversamente.

Relembrando o dobrador de tensão

Na fig.3 temos um circuito dobrador de tensão para ajudá-lo a entender como tudo funciona.

Fig.3 - Relembrando o dobrador de tensão

Fig.3 – Relembrando o dobrador de tensão

No semi ciclo positivo da senóide de entrada temos D3 conduzindo e D4 cortado e, portanto C54 será carregado atingindo o valor máximo de 179VDC  (127 x 1,41) em seus terminais supondo que a rede elétrica é de 127VAC,

No próximo semi ciclo D3 passa a ficar cortado e D4 conduz carregando C53 com o mesmo valor de tensão sobre ele, ou seja, 179VDC que se somará a aos 179VDC que estão em C54 e, assim a tensão de saída será igual a 358VDC.

Uma observação interessante aqui é a rede elétrica neste caso poderá ser, no MÁXIMO,  igual a 141,84V RMS que nos dá uma tensão de pico de 200V colocando a o isolamento dos capacitores em perigo. Como a nossa rede elétrica aqui na terrinha nem sempre é “bem comportada”, temos aí um bom motivo para o reparador ganhar um dinheirinho honestamente.

Tudo isso considerando que não há carga e desprezando-se a queda de 0,7V em cada diodo.

Fabricando uma bomba caseira!

Imagine que o usuário distraidamente (e isso pode acontecer com qualquer um ser humano, até mesmo um “técnico”) deixe a chave SW1 na posição 127V (fechada) e leve o seu “som de churrasco” para Friburgo, por exemplo, onde a rede elétrica é 220V.

Com a chave em 127V, ou seja, fechada, passamos a ter o dobrador atuando e só para lembrar, como  a “bomba caseira” foi ligada em 220V, teremos “apenasmente” (como diria Odorico Paraguaçu, tão na moda atualmente) cerca 620VDC no “conjunto da obra” ou 310VDC sobre cada capacitor com tensão de isolamento de 200VDC. Todas elas são assim.

O NTC e o fusível irão quebrar o galho, mas é o possível que alguns danos a mais venham a ocorrer.

Se encontrar um fusível “pretinho” (não tem nada a ver com racismo) é sinal que deve haver encrenca e isso vale também para as fontes de PC, trate de fazer uma boa avaliação dos componentes do primário antes de, simplesmente, trocar o fusível e ainda assim use a lâmpada a série para testar a fonte.

O “seguro” morreu de velhice e o “desconfiado” ainda está vivo!

Colocando as fontes para funcionar

Supondo que não houve nenhuma explosão até aqui, vamos dar a “partida” nas fontes pressionando a chave on/off que na verdade irá produzir, um pulso alto/baixo no pino 7 do conector CON1 na fonte 2 que aparece no destaque (linha vermelha) da fig.4.

Fig.4 - Ligando a fonte pela chave on/odd

Fig.4 – Ligando a fonte pela chave on/odd

O pulso STB irá à base do transistor Q8 cujo coletor vai ao transistor Q4 responsável por chavear a tensão +12V e a tensão -12V atuando em Q5.

Repare que o 5V indispensável para tudo funcionar é produzido pelo diodo D5 ligado ao pino 6 do secundário do chopper T2 estará sempre presente, pois sem 5V não dá pra ser feliz!

Agora falta saber como ligar a fonte 1 que é responsável pela alimentação do estágio de potência constituído basicamente pelo TDA8954 que um amplificador classe D (amplificador digital).

Aqui cabe uma observação. A utilização de amplificadores classe D propiciou a possibilidade de usar fontes chaveadas em lugar de fontes analógicas.

Voltando à fonte 1, peço que você dê uma olhada na fig.5 onde fiz um recorte nesta fonte no que se refere ao circuito de liga/desliga da mesma.

Fig.5 - Como o on/off funciona

Fig.5 – Como o on/off funciona

Observe no retângulo vermelho o foto transistor do foto acoplador U9-B. Quando este foto transistor conduzir ele irá atuar em Q10 cujo emissor irá alimentar com +Vcc o par de transistores NPN/PNP responsáveis por chavear o e-MOSFET Q2 (12N65).

Aqui vale uma ressalva.  Há um erro na simbologia de Q2, pois como se trata de um MOSFET tipo enriquecido a simbologia deveria apresentar uma linha pontilhada para representar o canal. Confirme o que eu estou dizendo pela fig.6.

fig. 6 - Data sheet do 12N65

fig. 6 – Data sheet do 12N65

Se você ainda tem dúvida sobre estes conceitos sugiro a leitura dos artigos “Fonte Chaveada para Principiantes Parte III” que publiquei aqui no site.

Voltando ao foto acoplador U9, faltou dizer onde está o foto diodo que irá atuar no seu foto transistor.

Se você procurar no esquema da fonte 1 não vai acha nem com uma vela acesa, porque ele está lá na fonte 2. Volte a fig.4 e veja que ele está no retângulo verde.

Repare também que a alimentação dele é feita pelo 12V que é chaveada pelo pulso STB.

Que criatividade deste engenheiro, não é mesmo?

Adorei esta sacada do projetista. Meus parabéns, você é o cara!

Antes de terminar a parte I deste artigo ainda quero falar da tensão +VCC que entre outras coisas é responsável pelo funcionamento do conjunto Q10/U9 responsável por ligar a fonte 1.

Onde ela está? Só poderia ser na fonte 2, não é mesmo?

Deixo por sua conta procurá-la.

Por enquanto vou parar por aqui e aguardo seus comentários.

5/5 - (3 votes)

Paulo Brites

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

Website: http://paulobrites.com.br

62 Comentários

  1. Jecildo Da Costa De Oliveira

    Tenho acompanha sua trajetória desde a resvista Antena,, tenho muitos livros seus e aprendi muito com seus ensinamentos e graças ao esquema e a sua esplanação resolvi mais uma bronca, grato Mestre!

    • Paulo Brites

      Fico feliz que tenha podido ajudar.
      Abraços e até sempre!

      • almir ferreira

        estou com uma fonte do mini system da philips a pow 3509 varistor e trilhas rompidas troquei e refiz trilha,funcionou sem audio observando esta sem a corrente q alimenta o amplificador q é +81 e menos -81 e 5v fonte complexapeço ajuda a todos nao estou conseguindo

        • Caro Almir,
          Este blog não funciona como um forum para resoulução de defeitos e é impossível dar alguma resposta sem um relato detalhado de todas a mediçoes e análise que voce fez.
          Qualquer coisa que eu diga será chutômetro.

  2. donizeti

    bom dia professor.me tire uma dúvida por favor;;trabalho na eletronica ainda á pouco tempo e ainda estou levando algumas surras.kkk.isso é normal,afinal eu sou fanático por eletronica e jamais irei desistir de algo relacionado a esse ramo..bom a minha pergunta é simples e direta..um amigo meu tem um aparelho desse mesmo e teve a inteligencia de ligar em 220 estando a chave em 127 volts.a pergunta é;; quando isso acontece ,os defeitos causados ficam na placa da fonte ou corre algum risco de danificar a placa principal tambem?um abraço professor.gostei muito do seu modo de explicar ,sempre de bom humor.

    • Paulo Brites

      Caro Donizeti
      A culpa não é do seu amigo e sim do projeto que é mal feito.
      Quanto a sua pergunta não sei de responder exatamente, pois cada caso é um caso.
      Se as tensões de alimentação dos demais circuitos permaneceram altas por um tempo razoável é possivel ter feito um grande estrago.
      A conferir.

      • donizeti

        então pra saber,o primeiro passo é recuperar a fonte e depois ,seja oque Deus quiser é isso?obrigado por responder.abraços.

        • Paulo Brites

          Sim, se puder trabalhar com a fonte desconectada do resto é bom. Não lembro mais deste aparelho, pois faz muito tempo que mexi nele e não faço mais reparos.

  3. Daniel Terceiro

    Boa tarde.
    Você tem algo sobre a fonte Nx3 Philips 01-7019nx300001?

    • Paulo Brites

      Infelizmente não, Daniel
      Não estou mais me dedicando a reparos por que fui assumindo outras a atividades e o tempo não dá mais além do que a pandemia complicu tudo.

  4. Jardel André Faleiro Da Silva

    Boa tarde
    Sabeme dizer qual a potência dessa fonte em Ampéres!
    Obrigado.

    • Paulo Brites

      Jardel, eu tenho esta informação e já trabalhei nesta fonte faz muito tempo. Talvez dnado uma pesquisada no esquema se chegeu a alguma conclusão.

  5. João Carlos Rodrigues

    Olá Paulo, tudo bem?
    Estou aqui em 2020 com uma caixa para churrasco Philips . NTRX 500 onde o cliente ligou em 220V estando a chave em 127Vca. Agora alem do reparo ele me pede para deixa-la 127/220Vca automático e procurando artigos sobre esta fonte (que não aparece no manual de serviço) me deparei com este seu artigo, uma verdadeira pérola.
    Ira me ajudar muito, pois, graças a suas explicações estou pensando em colocacar nesta entrada de tensão um trafo com saida 12Vca mais um circuito retificador para um rele de 12Vcc que faria a comutação da chave misteriosa. Em 127Vca a tensão no relé seria 6Vcc e não haveria a comutação, ou seja, SW1 fechada, porém, quando ligada em 220Vca a tensão sobre o relé seria de 12Vcc abrindo SW1. Vou testar.
    Muito obrigado.

    • Paulo Brites

      Olá João Carlos
      Testa e depois manda o resultado para compartilhar com os demais. Conhecimento tem que ser repartido com o mundo….

  6. Dino

    Sr. Paulo. Onde está a parte 2?

    • Paulo Brites

      Olá Dino
      Não consegui terminar a parte 2 porque tive que entregar o aparelho e algumas anotações ficaram incompletas. Atualmente estou muito enrolado fazendo um monte de coisas. Vou tentra ver se encontro os rascunhos preliminares da parte 2 pra dar continuidade.

  7. Dino

    Sr. Paulo. Boa tarde. Ótima explanação. A propósito onde está a segunda parte??

  8. Carlos dias

    Amigo tenho uma nx5, e ela fica ligando e desligando sozinha e depois de algumas oespesqui na internet encontrei que são dois resistores R785 E R786 QUE FICA NA FONTE , poderia me esclarecer essa informação.obrigado!

    • Paulo Brites

      Eu não tenho mais este aparelho aqui comigo para poder estudá-lo No post tem o arquivo em PDF com o esquema.

  9. Parabéns pelo artigo … depois de muito procurar o esquema de um NX7 encontrei esse seu post. E talvez possa me ajudar. O aparelho não liga os leds do painel superior. Se puder me dar uma direção a seguir eu ficarei eternamente agradecido. :o)

    • Paulo Brites

      Fica difícil dizer alguma coisa “a distância” Eu não tenho este aparelho aqui para fazer uma análise.

    • Paulo Brites

      O esquema está num link em PDF no próprio artigo É só clicar nele.

  10. Valmir tinoco leite

    Bom dia exelente esplicaçao ajudou muito
    Agradeço

    • Paulo Brites

      Obrigado Valmir
      Estou devendo a parte 2, mas não tenho mais esta fonte comigo para fazer alguns testes e também estou completamente sem tempo no momento por causa do meu projeto do Clube Aprenda Eletrônica.

  11. Evandro

    Onde fica o fusível do NX 500?

  12. claudio

    parabéns pela materia…

    • Paulo Brites

      Obrigado, Claudio

      Estou preparando a segunda parte que está dando um pouquinho de trabalho, mas breve irei publicar.

  13. Boa tarde, Gostaria de saber se já fez a parte 2. no caso tem como simular a fonte II para que ela libere as outras tensões?

    • Paulo Brites

      Caro João
      Infelizmente não, mas vou tentar retomar este assunto, prometo Vou ter que rever todo o post, pois já faz muito tempo que escrevi.
      Vai para a pauta agora pra ver se publico o mais breve possível As aulas do Clube têm me tomado muito tempo.

  14. jose william

    ola, vi que o senhor é um grande conhecedor de eletrônica, tenho um som desse e minha esposa lavando a área deixou entrar água nele e torrou alguns resistores por curto especificamente o R17, R18, R19, R21, R23 minha duvida é onde consigo os valores dos resistores para que eu possa substituir. desde já eu agradeço.

    • Paulo Brites

      Olá José
      No artigo tem um link para o manual

      • José william

        Agora sim, muito obrigado!

  15. Raimundo Portela

    Prezado professor Paulo Brites, gostei muito da sua analise sobre a fonte deste trambolho, já quebrei a cabeça com esta fonte, consegui recuperar uma mas outra voltou com o Thermistor RV3 torrado, esta já estou desistindo mas lendo seu artigo minha deu uma clareada. Muito obrigado.

  16. wagner

    Gostei muito de sua orientação, eu recebi u nx5, que não funcionava, acompanhando seus exclarecimentos consegui ligar mas o aparelho desliga nos primeiros 3 segundos de atividade , conferindo seu esquema eletrico percebique a saida da placa esta 40v- 40v- imagino que alguem trocou a fonte otiginal e colocol o da nx7, seria isso o motivo dela estar desligando, tipo uma proteção de sobrecarga quando alimenta o bord amplificador

    • Paulo Brites

      Caro Wagner, sinceramente não sei te dizer Vc diz que alguém trocou a fonte original pode ser que tenha algo diferente entre as duas fontes. Eu não tenho experiência com este equipamento, fiz uma analise teórica do funcionamento da fonte. Preciso fazer a parte II, mas não tenho tido tempo Vou ver ser consigo retornar a isto por estes dias.

  17. Diogo Jesus

    muitos boas observaçoes da fonte.Pena que nao me auxiliou em muito .O problema que tenho e que nao consigo desfazer o sistema light on \of que aparece no display e acender os leds.Ja tentei fezer reset mas nao encontro o caminho.

    • Paulo Brites

      Cada caso é um caso e aí é preciso aprofundar a análise

  18. Hernandes

    Boa tarde,cara jogo água na parte de baixo sem querê,passei pro amigo conserta,acreditem eu to correndo atrás dos manuais esquema de fonte,e passando pra ele,ja passei ate esse link pra ele, espero que ajude ele a conserta.valeu Paulo.

  19. Carlos Belo Jr

    Boa noite amigo, vi seu post e espero que possa me dar uma luz, tenho um deste e algum tempo atras minha filha ligou na voltaem errada, queimou, mandei arrumar e após, ficou desligando sozinho, depois não funcionava mais nada, levei para um técnico e o mesmo me falou que agora só esta funcionando o lado B, o lado A, que é o principal, onde muda as chaves, usb…. não funciona. O que poderia ser? Alguma coisa neste sentido do esquema mencionado no post???? Obrigado pela atenção.

    • Paulo Brites

      Prezado Carlos
      É impossível fazer uma avaliação deste caso a distância. Este equipamentos estão ficando muito complexos, os próprios fabricantes não dão suporte para manutenção porque nem eles sabe direito o que fabricam. Isto chama-se capitalismo, globalização, terceirização e aumento de lucros. Por isso, há muito tempo abandonei a manutenção.

  20. Junior lopes

    Boa tarde! Estou com essa fonte na bancada e o circuito do PWN queimou. Preciso do esquema nítido pra saber quais são esses componentes que estouraram. Descobri quase todos, falta saber o Q6, Q7, R18 e R47. O circuito PWN é o LD7575PS U4. Por favor!

    • Paulo Brites

      Caro Junior
      O manual do aparelho está no post., Repare que há um link (NTRX 500 em negrito, isso é um lonk) logo no início, se você clicar nele abre o manual em PDF.

  21. Marcos de Lima

    Boa noite! Estou com um aparelho desses aqui na oficina. O “bicho” fica dando umas piscadas nos LED´s e ao mesmo tempo um “toc” nos alto-falantes. O painel acende normal mas não funcionam as entradas de pendrive. Desliguei o cabo que alimenta a saída de áudio sumiu o toc (óbvio) mas continua dando as piscadas nos LED´s. Alguma dica professor?

    • Paulo Brites

      Caro Marcos
      Há muito tempo não reparo mais estas “coisas” Agora só me dedico a escrever e eventualmente restauração de aparelhos de som antigos, mas pela minha experiência em aparelhos micro processados os leds piscando costumam ser indicação de erro. Acho que no artigo eu coloquei o manual deste aparelho, nem lembro mais. De qualquer maneira fica a dica de pesquisar nesta direção.

  22. Dilson Aquino

    primeira vez que leio um de seus artigos, com certeza vou ler outros, adorei.

    • Paulo Brites

      Ótimo Dilson
      Faz inscrição no site para ser avisado sempre que eu publicar e assim não perde nenhum
      Abraços

  23. edvaldo garcia

    ola paulo afinal essa fonte desse som ntrx500 quem fas oscilar ela e um smd debaixo da placa pq a minha ta mortinha de tudo me ajuda vc tem esquema dessa fonte abraçao sou seu fa a 30 anos atras portanto tenho 58 anos

    • Paulo Brites

      Olá Edvaldo Os esquemas estão no próprio artigo É só clicar

  24. Cesar J. Fois

    Meu amigo, gostei muito do seu articulo, estou com um aparelho destes sem ligar vou ver se resucito ele. um abraço

    • Paulo Brites

      Espero que sim, preciso fazer a segunda parte, mas ainda não tive tempo
      Abraços

  25. nieletro

    Gostei muito. Estou com uma fonte igual pena que consegui arrumar a fonte a fonte que gera a linha de 5v e 12v , mas a fonte que alimenta a placa de potência do som está também com defeito

    • Paulo Brites

      Ótimo Eu até esqueci que fiquei devendo a parte II Vou ver se retorno ao assunto em breve

    • paulobrites

      Que bom que gostou, espero que seja útil

  26. Fernando José

    O amigo Paulo Brites sempre desvendando os segredos da eletronica!

    • paulobrites

      Valeu Fernando, pela participação
      Abraços

      • israel.technic@gmail.com

        Oi Paulo, me conheces pessoalmente,pois tive uma lojinha aí no catete sou conhecido aí no Rio como o Gaúcho. Prazer em reencontrá-lo. já fui funcionário da EMPSER(Panasonic). Porém estou no Sul e já estiveste em minha loja visitando-me quando em Eu atividade aí. Temos muitas dificulades aqui em relação a manuais e esquemas parecendo que alguns conhecedores da área somos apenas reles curiosos e é o que não é. Gostaria de manter contacto com teu conhecimento e sabedoria para continuar valorizando essa profissão que ainda nos é tão dura e continuar provando que nossa formação não é de violar o desconhecimento do consumidor,mas valorizar o esforço de buscar o conhecimento para melhor servi-los.Espero contar sempre com teu conhecimento compartilhado com carinho á profissão! Sempre me fazendo á cada dia uma pessoa e profissional cada vez melhor,grande abraço.
        Saudades do RIO! Quando conseguir reeducar algumas mentes abro as portas para voltar!!!

        • Paulo Brites

          Olá Israel, tanto tempo.
          No que estiver ao meu alcance conte comigo.
          Hoje eu não atuou mais com tanto empenho na área de manutenção de novos equipamentos até por falta de espaço. As oficinas de TV têm que ser do tamanho das oficinas de automóvel rsrsrs.
          Aposentei compulsoriamente e tenho me dedicado a ensino de base onde uma enorme carência.
          Atualmente estou terminando de desenvolver uma mini plataforma de aulas on line que deve ir ao ar por esses dias e tempo está curto, mas com disse, conte comigo no que for possível.
          Abraços

          • nilson eduardo

            ola paulo..a fonti minha ta faltando so a tenção de +13 e -13 essa tenção e responsavel para alimentar o cd os comandos e o bluetoon… as vezes ela sai e vai caindo ate ficar 1 volts..e não liga mais…vc ja fez a segunda parte dela…grato nilson

            • Paulo Brites

              Não consegui terminar, não tenho mais este aparelho aqui. Eu não faço mais manutenção destes aparelhos. Ester por acaso foia para auddar um amigo. Vou procurar as anotações que fiz e ver se consigo terminar dai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *