search
top

Acopladores Ópticos


Acoplador ópticoEm 1981 eu escrevi um artigo para a Revista Antenna

no qual eu tratava dos acopladores ópticos.

Naquela época o assunto era uma novidade aqui no Brasil e praticamente não tínhamos aplicação para eles nos equipamentos de consumo.

 Hoje os acopladores ópticos estão presentes na maioria das fontes chaveadas e também nas impressoras só para citar alguns exemplos. 

Lá pelo ano 2000 (se não a memória não me falha) a Toshiba o utilizava acopladores ópticos nos vídeo cassetes em substituição à chave seletora de modo.

Os primeiros televisores com entrada de áudio e vídeo utilizavam um acoplador óptico para isolar a entrada de vídeo evitando um curto se um vídeo cassete fosse ligado ao televisor os aterramentos entre os dois aparelhos fosse diferentes e uma (ou as duas fontes) não estivessem isolada da rede.

O acoplamento do áudio  podia ser feito com transformador, mas o acoplamento do vídeo complicava por causa da banda de 6MHz do sinal de vídeo e aí entrava o acoplador óptico de custo altíssimo na época. 

Resolvi o artigo do meu baú e trazê-lo aqui para o site pela relevância do tema que, embora antigo, continua atual e pode ser útil para muita gente do ramo.

Segue o arquivo original do artigo.

Técnico em eletrônica formado em 1968 pela Escola Técnica de Ciências Eletrônicas, professor de matemática formado pela UFF/CEDERJ com especialização em física. Atualmente aposentado atuando como técnico free lance em restauração de aparelhos antigos, escrevendo e-books e artigos técnicos e dando aula particular de matemática e física.

banner ad

Deixe seu comentário

top